Ao lado de Ingrid Guimarães, atriz amazonense Rosa Malagueta compõe o elenco de ‘Pé no chão’, gravado no Amazonas
Ingrid Guimarães usou as redes sociais para homenagear a atriz amazonense Rosa Guimarães. Foto: Divulgação (Divulgação/Redes Sociais)
No filme ‘Pé no Chão’, com roteiro e participação de Ingrid Guimarães, Rosa Malagueta interpreta dona Luzia, mulher trabalhadora que vive no Amazonas. As semelhanças com a vida real não param por aí.
Dona Luzia, assim como a atriz que dá vida à personagem, Rosa Malagueta, é alguém muito talentosa e que tem a arte como inspiração na vida.
Todos esses atributos renderam à Rosa não só a participação na produção audiovisual em nível nacional, mas também conquistaram a atriz Ingrid Guimarães, que postou em sua rede social um vídeo elogiando a amazonense.
“Hoje temos participação especial de dona Rosa Malagueta, um clássico do cinema nacional”, disse Ingrid durante uma viagem nos rios do Amazonas para gravação de cenas do filme.
Ingrid fez ainda diversas postagens onde se mostra apaixonada pelo Amazonas, além de posar para fotos no Museu da Amazônia – (Musa) e em vários cenários com os rios do Amazonas ao fundo.
Em entrevista exclusiva ao jornal A CRÍTICA, Rosa Malagueta conta detalhes da produção que realiza ao lado de Ingrid Guimarães, em terras amazônidas.
“Fui convidada para fazer o filme dela. Faço um papel importante que é a dona Luzia dentro desse filme, desse contexto amazônico. Ela é uma mulher que vem da cidade grande para conhecer a Amazônia e então conhece a dona Luzia, que é uma mulher que trabalha tingindo tecidos. Ela tem toda uma alquimia de tingir os tecidos, então ela vem conhecer essa realidade”, conta.
Filha da terra
Com 40 anos de carreira, Rosa Malagueta acumula importantes papeis no portfólio, entre eles, a minissérie ‘A Força do Querer’, da Globo. ‘Pé no Chão’ é o seu 17º longa-metragem. Sobre ser reconhecida pela atriz Ingrid Guimarães, Rosa fala de ‘gratidão’.
“É um sentimento único, de ter o trabalho reconhecido, de não precisar sair da minha cidade para fazer um grande trabalho. As pessoas, quando reconhecem o trabalho da gente, vem pegar a gente onde a gente mora. É um reconhecimento de todo o trabalho que a gente faz. Eu me sinto muito feliz”, destaca.
Atualmente, as cenas do longa metragem são gravadas na comunidade de Catalão, às margens do Rio Negro e à distância de 10 minutos de Manaus. O cenário exuberante da Amazônia não só enriquece a narrativa do filme, mas também proporciona um espaço único para que as experiências e as culturas locais sejam retratadas como devem ser.
Rosa, que é filha da Amazônia, sem dúvida alguma, contribui e enriquece bastante a produção do filme ao mostrar a realidade e a cultura da região. Cada cena aqui filmada, transmite a essência do que é o Amazonas.