Redução do IPI

Em reunião com Wilson Lima, Bolsonaro promete reeditar decreto que afeta Zona Franca

Ministro Paulo Guedes também participou da reunião em que ficou decidida mudança em decreto de IPI

Jefferson Ramos
09/03/2022 às 21:27.
Atualizado em 12/03/2022 às 12:40

WhatsApp_Image_2022-03-09_at_18.25.08_E6929904-FF26-4C3E-B559-B04FF2E8FB25.jpeg

Em reunião com o presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quarta-feira (9), o governador Wilson Lima (PSC) garantiu que Bolsonaro se comprometeu a revisar o decreto que diminuiu a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25%. De acordo com Wilson, um novo decreto será publicado sem atingir os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus (ZFM). 

“Tivemos a garantia de que o decreto será republicado e os produtos que são fabricados na Zona Franca de Manaus e que já possuem seu PPB não terão o IPI reduzido”, publicou Wilson Lima em uma rede social, destacando que a revisão vai garantir a competitividade das empresas instaladas na ZFM. 

A reunião ocorreu no Palácio do Planalto e durou cerca de uma hora. De acordo com a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Wilson convidou Bolsonaro para assinar o novo decreto em Manaus ainda neste mês de março. O governador concorre à reeleição e é aliado do presidente Bolsonaro. 

Ontem (8), uma comitiva de técnicos da Sefaz se reuniu com técnicos do Ministério da Economia. No encontro, a Sefaz  propôs a revogação da redução do IPI para produtos com Processo Produtivo Básico (PPB) aprovado e sem similar nacional listados no Câmara de Comércio Exterior (Camex). 

Participaram do encontro além de Lima e Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, o ex-senador Alfredo Nascimento (PL), o ex-superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus, Alfredo Menezes e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva. 

A promessa foi feita no dia em que o decreto que prejudica frontalmente a competitividade do modelo ZFM completa 13 dias. Nesta terça-feira (9), a bancada parlamentar do Amazonas no Congresso Nacional protocolou o terceiro Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para tentar derrubar o decreto presidencial. 

O movimento de teor mais confrontativo foi uma resposta política da bancada para a falta de um canal de discussão entre os parlamentares e o presidente. O decreto de redução do IPI foi publicado no último dia 25 de fevereiro, numa sexta-feira de carnaval. 

No dia seguinte, em uma entrevista à Rádio Jovem Pan, Bolsonaro confrontou os senadores Omar Aziz (PSD) e o senador Eduardo Braga (MDB) para um encontro “educado” para falar sobre o decreto. Na mesma entrevista, o presidente chamou os dois senadores de “medíocres”. 

Omar reagiu e disse que topa conversar com Bolsonaro na hora e no lugar que o presidente quiser. Aziz chegou a anunciar que pediu para a assessoria dele entrar em contato com a assessoria presidencial para marcar uma data para o encontro. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por