Lançamento

Cantora amazonense Kely Guimarães lança o single 'Vale o Caos' no dia 29 de janeiro

A artista escolheu o dia do aniversário dela para lançar a canção que fala sobre amor e coragem

Gabrielly Gentil
online@acritica.com
24/01/2023 às 13:14.
Atualizado em 24/01/2023 às 13:14

Capa do single ‘Vale o Caos’; Kely Guimarães compõe músicas comerciais para artistas de todo o Brasil (Foto: Cinesia Produções e Arte de Capa: Ana Laura Russo)

O mais novo projeto da cantora e compositora amazonense Kely Guimarães vem ao mundo no mesmo dia do aniversário dela. No dia 29 de janeiro de 2023, a artista completará 36 anos de vida e celebrará o momento com o lançamento do single “Vale o Caos”, que estará disponível nas principais plataformas digitais pela distribuidora Tratore. 

Esse é o 13º single a ser lançado pela artista. A canção no estilo pop rock fala sobre amor e coragem. “Antes de tudo é uma canção de amor, apenas um pouco mais direcionada para casais homoafetivos, que fala sobre enfrentar adversidades em nome desse amor. Fala sobre ter coragem. É um tema que me toca também, procuro trazer nas minhas músicas algo que eu percebo ou vivo de certo modo”, diz ela.  

A cantora ressalta ainda que costuma abordar assuntos mais amplos da esfera social em suas músicas. “Sobre a questão LGBTQIA+ não seria diferente. Por eu ser lésbica e saber desde muito cedo das questões que nos atravessam, até por ter passado por situações constrangedoras de preconceito, acho que como artista, falar sobre isso sem medo seja importante justamente para que mais pessoas se sintam encorajadas a ser quem são e gerar alguma consciência de respeito ao próximo”.

Parcerias

“Vale o Caos” é uma obra composta por Kely em parceria com Daiane Nobre, Luciana d’Avila, Nanna Borges e Nilma Almeida. “Temos um grupo no qual nos reunimos remotamente para compor todo fim de semana. Essas músicas que fazemos nas rodas de composição são estritamente comerciais e liberamos para artistas de todo Brasil. Nos conhecemos no evento ‘A melhor profissão do mundo’ da Bruna Campos em junho de 2022 que aconteceu em Campo Grande (MS). Tenho aprendido bastante com esta experiência”, declara Kely. 

Produção 

A artista conta que o processo de produção do single exigiu bastante concentração, mas que tudo foi feito num ‘clima’ bem leve. “Eu e o Gustavo Burgo (produtor) já tínhamos certo contato porque ele fazia algumas guias de músicas minhas para outros trabalhos de composição e, quando eu pensei em gravar essa música achei que ele seria o produtor ideal para o projeto que eu tinha em mente, visto que agora estou morando em São Paulo por conta do doutorado em Música na USP e ficaria relativamente perto também. Então nós conversamos, expliquei a proposta e minhas concepções de elementos sonoros e arranjos e em outubro fui para Mogi Mirim (SP) gravar o single”, recorda Guimarães.

Kely lançou 12 singles ao longo da pandemia, e prestes a lançar o 13º projeto, agora num período mais brando, a artista comenta ao BEM VIVER sobre o que mudou de lá pra cá. “Muita coisa mudou na minha vida, o período da pandemia foi bem difícil psicologicamente e a música foi uma maneira de passar por ela”, reflete a artista. 

A cantora escolheu lançar o single no dia do seu aniversário, mas, para ela, não se trata apenas da renovação de um ciclo. “É um presente meu e das minhas queridas parceiras de composição para o mundo, para que as pessoas que se identificarem com o que diz a música se sintam encorajadas para viver a vida e enfrentar o que quer que seja pelo amor que sentem”, conclui Kely, que têm shows, divulgação do single e quem sabe até um videoclipe de “Vale o Caos” – a ideia está sendo estudada – para os projetos futuros. 

 >> Sobre a artista
Kely Guimarães vai fazer 14 anos de carreira na música. A artista lançou seu primeiro trabalho solo “Essência” em 2013, mas antes disso lançou dois trabalhos: o CD demonstrativo “Boa Era” (Voz, violino e violões) em 2009 e o álbum “O tom desta trilha” em 2012, com a banda Bquadro, da qual foi vocalista e violonista. Depois disso, lançou diversos trabalhos solos autorais disponíveis nas plataformas digitais, como o álbum “Crescente” (2016), com produção de Bruno Prestes; o EP “Virtual” (2019), com produção de César Lima; e outros.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2023Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por