ANTOLOGIA NACIONAL

Escritores amazonenses têm textos selecionados e publicados no selo Off Flip 2022

Centenas de textos foram avaliados por profissionais, responsáveis por selecionar contos, crônicas e poesias de autores estreantes e consagrados de todos os lugares do Brasil

Gabrielly Gentil
acritica.com
15/11/2022 às 12:35.
Atualizado em 15/11/2022 às 12:35

Contos, crônicas e poesias são selecionados no concurso litarário (Foto: Reprodução/Instagram)

Centenas de textos de variados temas, estilos e formas foram avaliados por exigentes profissionais, responsáveis por selecionar contos, crônicas e poesias de autores estreantes e consagrados de todos os lugares do Brasil, para o selo Off Flip 2022, importante e reconhecida antologia nacional. Entre os selecionados, destacam-se 14 amazonenses; dentre eles, duas autoras finalistas: Mayanna Velame e Clarissa Carramilo.  

Todos os autores selecionados terão textos publicados pelo selo. Já os finalistas das três categorias disputam o 1º, 2º e 3º lugar, com uma premiação específica para cada colocação, que varia ano a ano. As inscrições para o selo Off Flip 2023 estão abertas e vão até o dia 20 de novembro. 

Formada em Letras pela UFAM, a professora e autora do livro intitulado ‘Português Amoroso’ (2020), Mayanna Velame participa do selo Off Flip 2022 com o conto “746”. “[O conto] narra os sentimentos de solidão e dor relacionados à ausência de quem um dia se amou. Toda a narrativa acontece num minúsculo apartamento, em que as lembranças se projetam em cada objeto, em cada fotografia, em cada ângulo visto de uma janela”, diz ela. 

Mayanna achou que não teria chances de ter um texto selecionado, mas, mesmo assim, decidiu tentar. “Devido à sua repercussão, fiquei a saber da premiação faz certo tempo, mas tinha receio em participar, por  achar que não teria nem chances de ter um texto selecionado. Mas, no fim de 2021, decidi  enviar um conto e ver o que poderia acontecer”, declara a finalista.

Poesia, conto e crônica

A escritora Clarissa Carramilo inscreveu um texto em cada categoria do prêmio: a poesia ‘29’, o conto ‘Um dia você vai querer ter o seu’, e a crônica ‘O que vai naquela cabeça’. 

“A minha ideia era aumentar as chances de ter pelo menos um dos meus textos selecionados para uma das categorias, mas, para a minha surpresa, acabei tendo os três textos aprovados para as publicações da editora. São textos curtos, de apenas uma lauda. De forma bastante resumida, a poesia fala sobre solidão, o conto sobre maternidade não-gestante e a crônica sobre vaidade”, declara a finalista, que, apesar de não ter se classificado entre os três primeiros colocados, já se sente vitoriosa.

“Só de saber que o texto foi para uma lista ainda mais seletiva, com cerca de vinte nomes, me deixou muito feliz e com a sensação de estar no caminho certo. Me sinto honrada de representar o Amazonas no lançamento das coletâneas do Prêmio Off Flip, que acontece no próximo dia 25 de dezembro, no Polo Sociocultural Sesc Paraty, no Rio de Janeiro”, declara. 

Fases

De acordo com Mayanna, as inscrições são dadas num período de dois meses: entre outubro e novembro. “Os textos passam por uma seleção. Sendo aprovados estão aptos para a antologia. Logo depois, são divulgados os finalistas de cada gênero literário”. 

Clarissa ressalta que os trabalhos precisam ser inéditos e são avaliados por uma comissão avaliadora, que julga os textos assinados por pseudônimos. “Este grupo geralmente é integrado por grandes nomes do meio literário. São eles que avaliam se o seu trabalho fará ou não parte das coletâneas de poesia, conto e crônica que são lançadas todo ano na Flip, em Paraty (RJ)”.

Selecionados

A escritora amazonense Myriam Scotti teve um conto, uma crônica e um poema selecionados. “O conto foi ‘O canto da Iara’, ainda inédito e traz uma denúncia/reflexão sobre o que acontece com algumas meninas, principalmente no interior do Estado. Já a crônica se chama ‘Cicatrizes’ e usa a metáfora de um risco na minha mesa do escritório para falar da vida”, destaca. “O poema ‘Rio Negro’ é sobre a relação de suas águas depois de crescida”.

A professora de ioga Thainá Amud teve a sua primeira poesia publicada e selecionada no Off Flip. Ela, que não se considera uma escritora, mas sim uma entusiasta da literatura, é a autora de ‘Pranto Lunar’. “Nessa poesia o meu ‘Eu lírico’ destaca um momento de desconstrução e incertezas; ao mesmo tempo usa a contemplação da natureza como fonte de força, que se revelam além do símbolo. (A força e o mistério da natureza por trás da manifestação que conseguimos ver aos olhos nus)”, diz ela.

Saiba mais
Lista completa dos selecionados e finalistas amazonenses

Contos
Mayanna Velame -  Manaus - AM (finalista)
Myriam Scotti -  Manaus - AM
Catarina Lemes -  Manaus - AM
Talita Thevenin -  Manaus - AM
Clarissa Carramilo -  Manaus - AM (finalista)

Crônica
Clarissa Carramilo
Myriam Scotti 

Poesia
Douglas Vasconcelos
Rafael Neves -  Itacoatiara (AM)
Elpídio Nunes -  Barreirinha (AM)
Thainá Amud -  Manaus - AM
Myriam Scotti 
Francy Junior -  Manaus - AM
Clarissa Carramilo

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por