Literatura

Jornalista amazonense participa do Prêmio Kindle de Literatura

A ficção ‘Musas provisórias’ analisa a posição da mulher na sociedade brasileira

Portal A Crítica
05/10/2020 às 19:36.
Atualizado em 22/03/2022 às 15:59

(Foto: Divulgação)

Musas provisórias (KDP, 148 pp., € 2,69 na Europa e R$ 5,90 no Brasil) é um relato em primeira pessoa de uma brasileira, desde a infância até a vida adulta, passadas em uma escola de religiosas italianas, durante a última década da ditadura brasileira. A protagonista é uma física de carreira internacional que revê a própria história retrospectivamente, a partir de recordações esparsas, quando precisa retornar à cidade natal.

Atravessando um emaranhado de situações prosaicas ou dolorosas, a narradora descreve o tratamento repressivo dirigido às meninas e jovens, em contraste com seus colegas masculinos. A sociedade de classe média brasileira que transparece na obra está marcada por valores patriarcais, reforçados pela presença da igreja católica. Trata-se da narrativa de uma aprendizagem, em que a protagonista vai se dando conta das restritas opções oferecidas às mulheres e, a partir daí, descobre meios de superá-las.

O livro é formado por curtos capítulos em que os personagens e suas respectivas histórias são relatadas. O e-book está participando da 5ª. edição do Prêmio Kindle de Literatura. O objetivo do prêmio é dar visibilidade a novos autores. Esta é a primeira obra de ficção da autora. Assista o booktrailer do livro aqui.

Sobre a autora

Natural de Manaus, Marcia Langfeldt é graduada em comunicação, com mestrado em língua e literatura francesa pela UFRJ e doutorado em estudos lusófonos pela Sorbonne Nouvelle-Paris 3. Residiu no Rio de Janeiro e em Paris, onde estudou e desenvolveu carreira na área de comunicação. Atualmente reside em Oslo, capital norueguesa, onde trabalha como pesquisadora na área de estudos culturais.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por