Brasileirão - Série C

Na estreia de técnico, Manaus tenta retomar caminho das vitórias

Gavião do Norte recebe o Ferroviário na Arena da Amazônia e pretende acabar com jejum de vitórias em casa

Camila Leonel
camilaleonel@acritica.com
02/07/2022 às 09:49.
Atualizado em 02/07/2022 às 09:49

João Brigatti foi apresentado na quarta-feira e teve apenas três treinos com a equipe. Foi pouco tempo e a prioridade foram ajustes na postura ofensiva (Ismael Monteiro/ Manaus FC)

Neste sábado (2), às 16h, o Manaus recebe o Ferroviário-CE, na Arena da Amazônia, válida pelo Campeonato Brasileiro - Série C. A partida marca a estreia do técnico João Brigatti, que assumiu o time na última semana.

Um dos principais desafios do novo técnico é quebrar um incômodo jejum para o Gavião do Norte: o de estar há dois meses sem vencer dentro de casa. Nos últimos quatro jogos diante da torcida amazonense - Figueirense, Altos, São José e Confiança -, o Esmeraldino empatou todos eles, aliás, dos seis jogos como mandante, o Manaus venceu apenas dois. O último triunfo foi no dia 24 de abril contra a Aparecidense.

Diante do desafio, o técnico João Brigatti disse em entrevista ao canal do Manaus FC, que nas três sessões de treinamento que teve com o elenco, o importante foi focar primeiramente na mudança de comportamentos.

“Foi um espaço de tempo curto para passar toda aquela situação que a gente acha que é viável e que a gente possa ter uma evolução da nossa equipe. A gente não veio aqui para mudar radicalmente”, disse o técnico que entre as principais mudanças no comportamento estão a marcação e a pressão após a perda da bola.

“Acredito numa mudança de comportamento, principalmente no setor ofensivo, principalmente quando você perde a bola. É importante ter um pós-perda forte, ter uma marcação muito boa, enfim, são situações e conceitos dentro da partida que a gente precisa fazer o tempo todo para a gente poder ser uma equipe de imposição e, ao mesmo tempo, equilibrada para não sofrer ali atrás”, completou Brigatti.

Para subir na tabela

Vindo de derrota fora de casa, o Manaus é o 11º colocado, com 17 pontos, um a menos que o primeiro time dentro da zona de classificação - o G8 - que é o Ypiranga-RS, com 18. Além do Gavião, outros dois times têm a mesma pontuação: Botafogo-SP (10º) e Volta Redonda (9º).

O Ferroviário, adversário deste sábado, aparece na 15ª colocação com 12 pontos. O Ferrão vem de três derrotas seguidas e tenta se afastar da zona de rebaixamento para a Série D.

Com o cenário que junta a tabela embolada e um adversário em crise, o zagueiro e capitão, Paulo Sérgio, salienta que é importante somar pontos e espera que um bom resultado na Arena seja um divisor de águas para a equipe.

“Será um jogo difícil. Conheço alguns jogadores, já joguei contra. Hoje a gente vê na Série C time da zona que está ganhando do líder e vice-versa, então a gente leva esse jogo como um divisor de águas e a gente vai dar o nosso melhor para que possa sair com esse resultado positivo”, explicou o jogador.

Quem também espera uma nova postura é o técnico do Manaus, que pediu apoio da torcida durante os 90 minutos.

“A torcida pode esperar um jogo difícil, aliás, muito difícil frente ao Ferroviário, que vem de uma situação complicada dentro da tabela e necessita de um placar e um posicionamento melhor, então as dificuldades serão tremendas. A gente vai precisar que o torcedor nos apoie o tempo todo, sempre em busca da vitória porque vai encontrar o Manaus com o comportamento de buscar o resultado positivo a todo momento e pode ter certeza que vai ser um novo Manaus a partir de hoje”, pontuou.

Desfalques

Para a partida, o Manaus não terá Hélio Paraíba, que está lesionado, e Neto Costa, que está suspenso após levar vermelho contra o Botafogo-SP. Já o lateral-esquerdo Renan cumpre suspensão após levar o terceiro cartão amarelo.

Arbitragem

A partida será apitada pelo árbitro Felipe da Silva Gonçalves Paludo, do Rio de Janeiro, auxiliado  por Thiago Rosa de Oliveira e Daniel do Espírito Santos Passo, também do Rio de Janeiro. O quarto árbitro será Rafael Ramos Tourinho, do Amazonas.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por