Finanças pessoais

Conheça as vantagens e os cuidados ao se contratar um consórcio

Para quem deseja fugir de juros altos ou para quem precisa comprar um bem à vista, os consórcios são boas alternativas

Luana Carvalho
luanacarvalho@acritica.com
11/06/2022 às 20:09.
Atualizado em 11/06/2022 às 20:09

Corretora master da Liddera Seguros, Ana Carolina Ortiz, também atende pelas redes sociais: @lidderaseguros (Junio Matos/AC)

Grande parte dos brasileiros que já ouviu falar em consórcio tem curiosidade em saber como funciona. Afinal, quais benefícios o consórcio traz? É uma opção mais econômica que um financiamento ou empréstimo?

A corretora master da Liddera Seguros, Ana Carolina Ortiz, garante que sim e explica como funciona a modalidade. O consórcio é uma modalidade de crédito na qual pessoas se juntam para cada uma pagar uma parte do bem, seja ele um imóvel, um veículo, um terreno, entre outros.

“O consórcio é um autofinanciamento. Hoje em dia, se o brasileiro precisa fazer um empréstimo para comprar um bem, ele paga um valor exorbitante de juros, que acaba sendo três vezes mais o valor do bem que ele adquiriu. Então o consórcio entra como uma forma de autofinanciamento, onde um grupo se ajuda para que todos possam realizar seus sonhos”, exemplifica Ana.

Quem tem um capital para aquisição de um bem, mas não tem o valor completo, pode usar o consórcio como forma de capitalização.  “Muitas pessoas utilizam como estratégia para chegar a um determinado valor. Se eu tenho necessidade de R$ 100 mil e tenho R$50 mil, posso aplicar como lance no consórcio”, completa.

 Para deixar ainda mais claro, no consórcio o ciente paga o banco antes de comprar o bem e tem o dinheiro para comprar à vista. Nesse sistema, o valor do bem ou serviço é diluído em um prazo predeterminado, e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período. Mensalmente (ou conforme estipulado em contrato), a administradora os contempla, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos sejam atendidos.

“Esse valor é parcelado em 50 meses, 60 meses… Hoje no mercado existem opções de parcela reduzida e o bom disso é que os juros são bem menores que os juros dos bancos. A taxa de administração, por exemplo, gira em torno de 0,30%. E em virtude de haver essas concorrências dos consórcios, eles precisam cada vez mais oferecer serviços mais acessíveis aos clientes”, frisa Ana.

Ela lembra que, antes de entrar num consórcio, o cliente deve pesquisar sobre os grupos administradores. “A Liddera trabalha apenas com seguradoras regulamentadas, com liquidez incontestável. Na nossa corretora desde a suposição de adentrar num consórcio até a hora que o cliente pega o automóvel (no caso de consórcio de automóvel) na concessionária, nós estamos dando suporte”.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por