Primeira infância

Estudo revela alta incidência de gravidez na adolescência e falta de pré-natal no Careiro

Levantamento da ONG Casa do Rio traz dados preocupantes, com destaque para o baixo IDH no município

Amariles Gama
online@acritica.com
29/04/2024 às 15:18.
Atualizado em 29/04/2024 às 15:21

(Foto: Divulgação/Casa do Rio)

Um levantamento realizado no município de Careiro (a 124 quilômetros de Manaus) chama a atenção para o alto índice de gravidez na adolescência, a ausência de pré-natal específico para essa faixa etária e o abuso sexual de crianças pequenas. A pesquisa foi realizada pela ONG Casa do Rio, com apoio da Fundação Katia Francesconi.  

Com informações sobre saúde, educação e assistência social, o levantamento traz dados preocupantes, com destaque para o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, que é de 0,557, e foi comparado ao da Síria, país em guerra civil desde 2011. Outro destaque vai para o PIB per capita de 9.480,38 reais, um dos mais baixos na comparação com os municípios mais próximos.   

A diretora executiva da Casa do Rio, Mônica Pilz Borba, destaca que o instrumento do diagnóstico é a primeira fase para a construção de um plano municipal da primeira infância. Segundo ela, o estudo foi feito para orientar as políticas públicas locais intersetoriais e apoiar a comissão no Conselho de Educação na elaboração do plano.  

“As crianças de Careiro precisam de cuidados para não sofrerem em demasia com os impactos da pobreza local e vencerem o ciclo vicioso atual marcado pela carência de assistência das políticas públicas locais. Com o documento do Diagnóstico em mãos, tanto o poder público quanto as organizações governamentais terão acesso a um raio-X do município para planejarem ações de melhoria”, disse a diretora.

Estudo tem o objetivo de orientar quanto às políticas públicas locais intersetoriais e apoiar o Conselho de Educação (Foto: Divulgação/Casa do Rio)

 A pobreza e a falta de políticas públicas podem influenciar no índice de gravidez na adolescência, segundo o estudo, que destaca que em 2022 foi registrado aumento de 44,34% no número de nascimentos ocorridos em gestantes dessa faixa etária. “A taxa de mortalidade infantil é de 14,16, sendo que metade das mortes poderiam ser evitadas, e a cobertura vacinal até então é classificada como baixíssima”, destaca a organização.  

Mônica Pilz afirma que a gravidez na adolescência é um tema complexo e um tabu que causa preocupação, pois foram identificadas muitas adolescentes grávidas em Careiro.  

“Para o enfrentamento do alto índice de gravidez na adolescência, foi criado um grupo de trabalho com diretores de escolas municipais e estaduais e gestores da saúde responsáveis por desenvolver um programa conjunto de ações para reduzir a gravidez nessa fase da vida. Uma das principais ações será a promoção do primeiro Torneio de Jogos sobre a Sexualidade envolvendo jovens de cinco escolas do município no segundo semestre deste ano. Pretendemos trazer o tema à tona e desmistificar o assunto, abrir um espaço de conversa, de debate, de forma mais leve e lúdica com os adolescentes”, destacou a diretora.

 O levantamento não traz dados sobre violência sexual de crianças, mas a entidade ressalta que o fato também ocorre com frequência no município, onde não existe um ambiente oficial de acolhimento para a proteção das vítimas. 

O ‘Diagnóstico da Primeira Infância em Careiro Castanho 2023' realizado pela entidade foi feito para orientar as políticas públicas locais intersetoriais e apoiar a comissão no Conselho de Educação na elaboração do Plano da Primeira Infância do município. 

A publicação impressa foi entregue para representantes do município em 10 de abril, em um evento com a participação das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, e distribuída para as 42 escolas de Educação Infantil de Careiro.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por