Levantamento da ONG Casa do Rio traz dados preocupantes, com destaque para o baixo IDH no município
(Foto: Divulgação/Casa do Rio)
Um levantamento realizado no município de Careiro (a 124 quilômetros de Manaus) chama a atenção para o alto índice de gravidez na adolescência, a ausência de pré-natal específico para essa faixa etária e o abuso sexual de crianças pequenas. A pesquisa foi realizada pela ONG Casa do Rio, com apoio da Fundação Katia Francesconi.
Com informações sobre saúde, educação e assistência social, o levantamento traz dados preocupantes, com destaque para o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, que é de 0,557, e foi comparado ao da Síria, país em guerra civil desde 2011. Outro destaque vai para o PIB per capita de 9.480,38 reais, um dos mais baixos na comparação com os municípios mais próximos.
A diretora executiva da Casa do Rio, Mônica Pilz Borba, destaca que o instrumento do diagnóstico é a primeira fase para a construção de um plano municipal da primeira infância. Segundo ela, o estudo foi feito para orientar as políticas públicas locais intersetoriais e apoiar a comissão no Conselho de Educação na elaboração do plano.
Estudo tem o objetivo de orientar quanto às políticas públicas locais intersetoriais e apoiar o Conselho de Educação (Foto: Divulgação/Casa do Rio)
A pobreza e a falta de políticas públicas podem influenciar no índice de gravidez na adolescência, segundo o estudo, que destaca que em 2022 foi registrado aumento de 44,34% no número de nascimentos ocorridos em gestantes dessa faixa etária. “A taxa de mortalidade infantil é de 14,16, sendo que metade das mortes poderiam ser evitadas, e a cobertura vacinal até então é classificada como baixíssima”, destaca a organização.
Mônica Pilz afirma que a gravidez na adolescência é um tema complexo e um tabu que causa preocupação, pois foram identificadas muitas adolescentes grávidas em Careiro.
O levantamento não traz dados sobre violência sexual de crianças, mas a entidade ressalta que o fato também ocorre com frequência no município, onde não existe um ambiente oficial de acolhimento para a proteção das vítimas.
O ‘Diagnóstico da Primeira Infância em Careiro Castanho 2023' realizado pela entidade foi feito para orientar as políticas públicas locais intersetoriais e apoiar a comissão no Conselho de Educação na elaboração do Plano da Primeira Infância do município.
A publicação impressa foi entregue para representantes do município em 10 de abril, em um evento com a participação das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, e distribuída para as 42 escolas de Educação Infantil de Careiro.