Sob duas rodas

Família, trabalho e clube, esses são os três pilares do Sumaúma Motoclube

Grupo completou 12 anos no Estado do Amazonas com muitas boas histórias nas rodovias

Thiago Monteiro
cidades@acritica.com
03/08/2024 às 08:08.
Atualizado em 03/08/2024 às 08:08

Sumaúma Motoclube é formado por 31 motociclistas que vivem em Manaus e em Brasília (Foto: Jeiza Russo)

“Família, trabalho e clube”, esses são os três pilares do Sumaúma Motoclube (MC), que completou neste ano 12 anos de existência no Estado do Amazonas. O grupo, que é formado por 31 membros, que estão em Manaus (AM) e Brasília (DF), além do amor e paixão pelas duas rodas vem promovendo arrecadação de mantimentos para instituições de caridade e ações de doação de sangue pela cidade.

Segundo presidente do Sumaúma MC, Wagner Michetti, o motoclube, que é fechado (restrito apenas para membros, familiares e convidados), fica no conjunto Morada do Sol, no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul da capital amazonense, onde reúne membros/amigos com objetivo de valorizar o caráter do ser humano e a amizade. 

“Do portão para dentro do clube todo mundo é igual, apesar dentro do grupo você ter médicos, policiais, engenheiros ou qualquer outra função aqui todos somos iguais. O que buscamos aqui é uma amizade verdadeira nessa sociedade que está totalmente desvirtuada”, afirma Michetti.

O presidente do motoclube explica que são 12 anos de muito trabalho entre os membros. De acordo com ele, atualmente, o grupo vem batalhando para fortalecer o motociclismo no Amazonas. 
“Aqui no Sumaúma MC trazemos a nossa família, nos divertimos em um ambiente fechado e seguro, conversamos e nos confraternizamos. Esse o espírito do motociclista, que tentamos reavivar em dias tão turbulentos como atualmente”, pontua. 

Estrada

Apesar da paixão pelas estradas, Michetti explica que infelizmente o Amazonas não conta rodovias para viagens longas, mas não impede que membros do grupo façam passeios e motocicletas por estradas de outros estados, as locais e até mesmo de outros países.

“As vezes temos que buscar lugares, despachar as motos para poder viajar por todo o país. Não existe nada melhor do que subir em um Harley Davidson e passar de quatro a 15 dias viajando curtindo a natureza e estradas boas. Infelizmente não chegamos a esse ponto, mas esperamos que um dia que a BR-319 saia do papel e a gente possa deixar de ser isolado”, contou o presidente.

História

Os fundadores do motoclube Pietro Azize e Edivaldo Honorato contaram que o Sumaúma MC iniciou a jornada no ano de 2012 na capital amazonense. Conforme eles, a história do grupo  começou com um “boom” e expansão das motos Harley Davidson no Estado. 

“Começaram a popularizar as ‘Harleys’, então, uma reunião de amigos, que eram para desfrutar das poucas estradas que tinham no Amazonas começou a ficar uma história séria, onde os sete primeiros membros tiveram a ideia de fundar o motoclube, onde todos eram entusiastas de Harley Davidson. Entre idas e vindas estamos aqui completando 12 anos”, enfatizou Azize.

Pietro também comenta que o Sumaúma MC é grupo de amigos do bem, que se reúne e que tem a paixão por motos. Ele ressalta que o grupo completou os doze anos no fim do mês passado.
 
De acordo com Honorato, na época, a paixão pela marca de motocicleta estadunidense era grande, mas a logística para trazer a moto para a capital amazonense, ainda era meio complicado. “No começo compramos Midnight (moto da Yamaha) e uma Harley, que sempre teve um público restrito e voltado para a categoria street em Manaus. Começamos o motoclube no bairro Tarumã e levamos a filosofia da família, trabalho e amizade entre os membros”, concluiu.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por