APELO

Governador apela ao STF contra decreto mortal do Polo de Concentrados da ZFM

Segundo Wilson Lima, a estratégia é a mesma para o decreto anterior, que reduziu o IPI em 25%: solicitar uma audiência com o ministro que será sorteado no Supremo Tribunal Federal (STF) para relatar o caso

Giovanna Marinho
online@acritica.com
02/05/2022 às 13:08.
Atualizado em 02/05/2022 às 13:30

Segundo o governador, durante entrevista coletiva no bairro Alvorada no início das obras do Asfalta Manaus 2, a estratégia é a mesma para o decreto anterior, que reduziu o IPI em 25%: solicitar uma audiência com o ministro que será sorteado no Supremo Tribunal Federal (STF) para relatar o caso. 

"Agora pela manhã estou ingressando no Supremo Tribunal Federal com mais uma ação dessa vez contra o decreto que zera o IPI dos concentrados estou esperando para ver quem vai ser o relator e provavelmente será o ministro André mendonça e se assim acontecer vamos marcar uma audiência e levar toda a nossa equipe técnica para sensibilizá-lo sobre a importância que a ZFM tem pro estado do amazonas para a geração de emprego e renda", afirmou Wilson Lima à imprensa. 

Outra ADI, deve ser protocolada também pra reverter o decreto que mais recentemente em 35% o IPI, e apesar retirar cerca de 70% dos produtos da ZFM da lista de reduções, não invalida o decreto anterior, de 25%, que continua incidindo sobre boa parte dos itens fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM). 

A entrevista foi concedida ao lado do prefeito David Almeida (Avante), que na mesma ocasião, criticou o ministro Paulo Guedes e cobrou o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre as ações avessas aos interesses econômicos do Amazonas. O governador disse que manteve o diálogo com o governo federal as duas últimas alterações no IPI que prejudicam a competitividade do setor fabril no Estado, mas não revelou mais detalhes sobre o teor dessas conversas.

"Nossa conversa com o Ministério da Economia se mantém permanente tanto com a indústria quanto com os nossos técnicos do Ministério de desenvolvimento econômico", disse Wilson.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por