Busca de vítimas

Número de desaparecidos do desabamento do Porto de Terra Preta em Manacapuru pode chegar até seis

Prefeitura de Manacapuru e Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas divergem sobre números oficiais

Amariles Gama
online@acritica.com
07/10/2024 às 20:45.
Atualizado em 07/10/2024 às 20:45

(Foto: Daniel Brandão/A CRÍTICA)

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) confirmou apenas o desaparecimento de uma criança após o desabamento do Porto de Terra Preta, no município de Manacapuru.

As autoridades descartaram a informação inicial de que havia centenas de pessoas soterradas e orientaram a população a procurar a polícia caso tenham familiares desaparecidos no incidente.

O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, tranquilizou a população e disse que já foi realizada uma varredura no local do desabamento e, até o momento, há a informação de apenas uma criança desaparecida.

Coronel Vinicius, Secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas

Ele reforçou que não há confirmação de morte, pois as equipes continuam com as buscas até encontrar a criança desaparecida e outras possíveis vítimas que possam surgir.

"Todos estão aqui trabalhando desde o primeiro momento em que essa tragédia aconteceu. Queremos tranquilizar a todos, pois, de imediato, ficamos muito preocupados com a possibilidade de dezenas ou centenas de pessoas desaparecidas. Porém, até agora, temos efetivamente apenas uma criança desaparecida. Queremos destacar para a população que não crie fake news e, caso perceba que algum parente está desaparecido, que compareça à delegacia", orientou.

O secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, também reforçou que "não há esse volume de vítimas soterradas" e que as buscas continuarão para encontrar a criança desaparecida.

BM Máximo, Secretário Executivo da Defesa Civil do Amazonas

Ele também orientou as populações que vivem às margens dos rios sobre os riscos dos movimentos de massa, como o que ocorreu, que podem acontecer devido à seca severa.

"Fiquem atentos aos sinais, pois esse é um processo erosivo que pode ocorrer, sendo um desastre natural que pode acontecer em outros municípios. Portanto, vamos ficar atentos aos movimentos de massa para que não tenhamos surpresas e outras pessoas sofrendo com esse tipo de desastre", disse.

O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, coronel Reinaldo Menezes, também destacou que a equipe fez uma varredura no local e não encontrou nenhum corpo.

Coronel Menezes, Sub-Comandante Geral do Corpo Bombeiros Militar do AM

As buscas iniciaram por volta das 16h30 desta segunda-feira, com equipes de mergulhadores que permaneceram no local até o início da noite. As buscas serão retomadas amanhã pela manhã.

O que diz a prefeitura

Em nota encaminhada a reportagem de A CRÍTICA, a Prefeitura Municipal de Manacapuru informou que há pelo menos seis pessoas desaparecidas, com base nos relatos dos próprios familiares. Sendo elas:

  1. Carlos Anderson - 22 anos
  2. Israel Meireles - 08 anos
  3. Letícia Correia de Queiroz - 06 anos
  4. Bruno - Profissão Gari
  5. Isaque Fernandes Gomes - 26 anos
  6. Jorge Facondi - 64 anos (pescador)

A prefeitura pede ainda que os familiares de pessoas que estejam desaparecidas entrem em contato com a Defesa Civil, pelo número (92) 99383-1184.

A nota informa também que sete pessoas com ferimentos leves já estão sendo atendidas na unidade hospitalar do município.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por