O primeiro lugar ocorreu em 1962, no município de Rio Preto da Eva, que vitimou 50 pessoas.
Avião modelo embraer EMB-110P1, o Bandeirante, no momento em que preparava para levantar vôo com as 14 vítimas, saindo do Aeroporto Internacional de Manaus - Eduardo Gomes, com destino a Barcelos. (Foto: Reprodução/Maikson Santos)
A queda de um avião modelo Bandeirante PT-SOG, da empresa Manaus Aerotaxi, é a quinta com mais mortes no Amazonas. Foram 14 vítimas, sendo 12 passageiros e dois tripulantes. O levantamento feito com base no Aviation Safety Network e National Transportation Safety Board (NTSB) um site especializado em segurança aérea.
Os corpos das 14 vítimas fatais foram transferidos para Manaus no fim da tarde deste domingo (17) . As causas do acidente estão sendo investigadas pela Força Aérea Brasileira (FAB).
O acidente de aviação com mais vítimas no estado ocorreu em dezembro de 1962, em Rio Preto da Eva, região metropolitana de Manaus. O avião de modelo Constellation PP-PDE, da empresa Panair, deixou 50 mortos (44 passageiros e seis tripulantes). A causa da queda é desconhecida até hoje.
Em segundo lugar está o acidente envolvendo o avião Fairchild Hiller, da empresa TABA, que caiu em junho de 1982, em Tabatinga, no Alto Rio Solimões. A queda foi causada por mau tempo e problemas no aeroporto, e resultou na morte de 44 pessoas (40 passageiros e quatro tripulantes).
Registro do momento da queda e explosão do vôo em Tabatinga em 1982 (Foto: Reprodução)
Em maio de 2004, um avião da Rico Linhas Aéreas caiu nas proximidades de Manaus 20 minutos antes do horário previsto para pousar. O voo havia saído de São Paulo de Olivença e tinha como origem a capital amazonense. Foram 33 mortos (30 passageiros e três tripulantes).
Excesso de passageiros
A quarta queda de avião com mais mortes aconteceu em fevereiro de 2009, em Manacapuru, região metropolitana de Manaus. A empresa que operava o voo era a Manaus Aerotaxi, a mesma do acidente ocorrido neste sábado (16), em Barcelos.
O acidente foi ocasionado por excesso de peso na aeronave, que havia saído de Coari (AM) e levava 24 pessoas (20 da mesma família) para um aniversário. Do total de passageiros e tripulantes, 20 pessoas morreram.
Com 14 mortos, a queda de avião em Barcelos entra agora para a quinta posição na lista de acidentes da aviação com mais mortes no Amazonas. Embora as investigações ainda estejam ocorrendo, já se sabe que o município enfrentava uma forte chuva e ventania no momento em que o avião ia pousar.
Acidente aéreo vitimou 20 pessoas da mesma família (Foto: Arquivo AC/2009)