Principal liderança do povo Yanomami, Davi Kopenawa Yanomami alerta, em artigo sobre o que esperar de 2022, que é preciso deter a invasão de garimpeiros aos territórios indígenas: “O Planeta Terra está gritando, pedindo socorro para que a floresta seja protegida. O povo da cidade não consegue escutar o pedido de socorro”. Fazendo especial referência à situação do da cabeceira do Rio Apiaú, o xamã yanonami pergunta: “Por que o artigo 231 da Constituição, que foi criada pelos não indígenas, não é aplicado?”.
Cabreiro - O artigo de Davi Kopenawa, que foi publicado no UOL, traz conselhos aos indígenas para 2022: “Vamos continuar andando juntos, lutando juntos, até o presidente Bolsonaro sair do poder”. Depois, diz ele, é preciso manter a vigilância: “Estou sempre desconfiado. O homem da cidade só pensa nele”.
Oficial - Foi publicada no Diário Oficial da União de ontem a decisão do Supremo Tribunal Federal que julgou inconstitucional a lei que permitia reeleições ilimitadas para o comando da Assembleia Legislativa do Amazonas. A ação foi ajuizada pela PGR e teve como relator Edson Fachin.
Parceria - O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus irão renovar a parceria para a manutenção de 14 parques e 18 praças do Prosamin+ localizados na capital. O anúncio foi feito ontem pelo coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, e pelo titular da Semulsp, Sabá Reis.
Nova escola - A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Manacapuru fará tomada de preços para construir escola na Costa do Cabaleana, zona rural do município. A escola terá quatro salas e quadra poliesportiva. A abertura das propostas será dia 28/01.
Faxina - O prefeito em exercício de Coari, Edilson Lima, publicou decreto que promove verdadeira ‘limpa’ na estrutura funcional da prefeitura. Todos os servidores comissionados da Prefeitura e autarquias foram exonerados. Os contratos dos servidores temporários também foram encerrados. A única exceção são grávidas ou servidores afastados por problemas de saúde.
Faxina 2 - No decreto, o prefeito em exercício de Coari também interrompe todas as cessões de servidores efetivos para outros órgãos, com exceção do Poder Judiciário, e revoga as gratificações.
Voo cego - O apagão de dados oficiais sobre a expansão de infecções pela variante ômicron, no Brasil, preocupa técnicos e cientistas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Sob condição de anonimato, um deles disse ao UOL: “Há uma sensação de que o Brasil está voando no escuro”.
Poucos testes - Segundo o site World in Data, o Brasil é o país da América do Sul que menos testa entre os governos que revelam seus números. Além disso, o apagão de dados no Ministério da Saúde completou um mês ontem, sem que a principal plataforma da pasta voltasse a funcionar.
Infectados - Presenças constantes na CPI da Pandemia, os senadores Luiz Carlos Heinze e Kátia Abreu estão com Covid-19. Os dois, que tomaram vacina, pegaram a doença pela segunda vez. O último boletim da Fiocruz mostra que seis capitais têm mais de 60% de taxa de ocupação nos hospitais. Goiânia lidera com 97% dos leitos da rede pública ocupados.