Segundo Wilson Lima, o Amazonas terá ajuda do Governo Federal por meio de recursos e, também, de helicóptero-bombeiros do Mato Grosso do Sul. Aproximadamente 170 mil pessoas estão sendo afetadas pela estiagem em todo o estado.
(Foto: Junio Matos/A CRÍTICA)
O governador do Amazonas Wilson Lima anunciou na manhã desta sexta-feira (29) que irá decretar situação de emergência no estado do Amazonas devido à estiagem. A medida foi anunciada durante coletiva de imprensa realizada na sede do governo do Amazonas, localizada na Avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.
De acordo com Wilson Lima, nesta sexta-feira também foi criado um Comitê de Gerenciamento de Crise da Estiagem após se reunir com secretários, presidentes de instituições, autarquias e empresas que possuem relação direta com os efeitos e impactos da estiagem.
Ainda conforme o governador, aproximadamente 170 mil pessoas estão sendo afetadas pela estiagem. Wilson Lima informou também que o Ministério do Desenvolvimento Regional se comprometeu em ajudar os municípios que estiverem decretando situação de emergência com recursos do governo federal.
Forte seca já atinge diversas cidades do Amazonas, inclusive a capital amazonense
Wilson Lima também anunciou que o Mato Grosso do Sul está enviando um helicóptero-bombeiros que deve auxiliar no combate aos incêndios no Amazonas. A aeronave parte do MS neste domingo (1º) e deve chegar no início da próxima semana.
“Quero também fazer um agradecimento ao estado do Mato Grosso do Sul, que está enviando para o Amazonas um helicóptero que possui uma bolsa para captar água e combater os incêndios. Essa aeronave deve chegar no início da próxima semana. Ela partirá de lá [Mato Grosso do Sul] no domingo. Da mesma forma que estamos em contato com os governos do Rio de Janeiro e de São Paulo para solicitar ajuda”, acrescentou.