Educação

Após onda de assaltos, reitoria da Ufam se reúne com cúpula de segurança do AM

Por conta das reincidentes ações violentas, principalmente assaltos a ônibus nos arredores e no próprio campus da Ufam, novas medidas de segurança devem ser tomadas através de um acordo entre a cúpula de segurança do estado e a universidade

Amariles Gama
online@acritica.com
06/12/2022 às 17:41.
Atualizado em 06/12/2022 às 18:28

(Foto: Divulgação)

Após onda de assaltos e pressão da comunidade escolar por medidas de segurança, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), situada no bairro Coroado, Zona Sul de Manaus, realizou na tarde desta terça-feira (6) uma reunião entre representantes da cúpula de segurança do estado e a reitoria da universidade. 

Por conta das reincidentes ações violentas, principalmente assaltos a ônibus nos arredores e no próprio campus da Ufam, novas medidas de segurança devem ser tomadas através de um acordo entre a cúpula de segurança do estado e a universidade.

O encontro envolvendo representantes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Federal, Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) e o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, resultou em um acordo, segundo informações da assessoria da Ufam.

Entre as medidas que serão postas em prática estão: a universidade e arredores terão rondas ostensivas, pontos fixos com viaturas da polícia e a atuação de inteligência da segurança pública trabalhando para coibir a criminalidade.

Recentemente, no final de novembro, um estudante da Ufam ficou ferido ao tentar pular de um ônibus em movimento para fugir de um assalto dentro do Campus da universidade. Mas, esse não foi um caso isolado. Alunos e professores têm sofrido constantemente com a insegurança nos arredores e nas próprias dependências da Ufam.

Por conta da onda de assaltos a ônibus e roubos nas dependências da universidade, a comunidade acadêmica começou a cobrar das autoridades medidas para coibir a criminalidade na área. 

Professores e alunos também denunciam que as linhas de ônibus que circulam dentro do campus são constantemente alvos de criminosos. Em junho, quando as aulas presenciais retornam no Campus da Ufam, aconteciam aproximadamente dois assaltos por semana, segundo relatos de estudantes.

Ainda no final de novembro, a reitoria da Ufam informou que encaminhou a Polícia Militar um pedido de instalação de um posto policial na entrada do campus e aguardava resposta da instituição.

Segundo informações da assessoria, a Ufam deve realizar uma coletiva de imprensa em breve para detalhar os encaminhamentos e as medidas tomadas durante a reunião desta terça-feira.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por