BICHANO SALVO

Gato vítima de tiro de chumbinho é salvo após 'buscar ajuda' em abrigo para animais de Manaus

Com apenas cinco meses de vida, o filhote de gato chamado de 'Visconde' foi resgatado após pular no telhado da Associação Portal dos Anjos Manaus (Apam). Ele passou por uma cirurgia para retirada de um chumbinho que estava alojado nas costas

Lucas Vasconcelos
online@acritica.com
16/05/2022 às 16:58.
Atualizado em 16/05/2022 às 17:10

Objeto estava alojado nas costas do animal. Veterinário desconfia que alguém atirou contra o filhote (Foto: Divulgação/Apam)

Um filhote de gato, de aproximadamente 5 meses, ferido com tiro de chumbinho foi resgatado após ter pulado no telhado da Associação Portal dos Anjos Manaus (Apam). O caso aconteceu no dia 20 de abril deste ano, porém só foi divulgado na manhã desta segunda-feira (16), nas redes sociais da associação.

De acordo com a presidente da Apam, Janaína Melo, o gatinho, cujo o nome é Visconde, estava bem abatido com lesões em suas costas. Ao analisar os ferimentos, perceberam que se tratava de um material sólido.

“Notamos nas costas dele, acima da coluna, algo que parecia um nódulo muito duro. A gente tentou fazer o exame de citologia que é passar agulha para coletar material, mas a agulha não passava. Começamos achar que é alguma pedra que tinha entrado na pele dele. Mandamos ele para cirurgia, o veterinário informou que era chumbinho. Provavelmente alguma criança ou adolescente", comentou.

Segundo o cirurgião veterinário Shalako Chagas, que atendeu Visconde, se o material tivesse ultrapassado o tecido muscular, o filhote teria sérias complicações.

“Paciente chegou com dor à palpação na região toraco-lombar, apresentando ‘nódulo’ com consistência bem sólida. Foi submetido à anestesia pra remoção do corpo estranho. Caso o projétil tivesse transpassado o tecido muscular, poderia ter causado danos graves à saúde do paciente. Podendo causar mais dores e, inclusive, levá-lo à morte. Após a remoção, o paciente recupera-se muito bem da cirurgia e terá sequência normal de vida. Sem sequelas físicas”, descreveu o veterinário.

Após o atendimento veterinário, Visconde já se encontra vacinado vermifugado e amanhã já deve estar microchipado para estar pronto para ser adotado, conforme informou a presidente da associação.

"Amanhã ele vai se encaminhar para adoção. Mas já tem uma pessoa interessada em adotá-lo na quarta-feira", ressaltou a presidente da APAM.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por