AJUDA FEDERAL

INCÊNDIOS: Ministro da Justiça autoriza emprego da Força Nacional de Segurança no Amazonas

Autorização deve ser publicada hoje e valer até 11 de novembro. Contingente vai integrar outros 183 profissionais que já atuam desde julho no Estado

Pedro Sousa
03/09/2021 às 09:30.
Atualizado em 09/03/2022 às 00:21

(Foto: Divulgação)

O Amazonas passará a contar a partir de hoje (3) com homens da Força Nacional de Segurança Pública para ajudar no combate aos focos de incêndio que vêm ocorrendo em diversos pontos da floresta amazônica, por meio da Operação Guardiões do Bioma, que já está em curso no Estado desde julho.

A autorização do emprego da Força Nacional foi realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e deve ser publicada em portaria no Diário Oficial da União ainde hoje. Os homens devem atuar principalmente nos municípios de Humaitá, Lábrea, Apuí e Boca do Acre, e devem permanecer em solo amazonense até 11 de novembro.

O contingente federal de ve integrar os outros 183 profissionais do Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) que já estão atuando no combate, até o momento, de mais de 40 incêndios florestais na região.

“O trabalho deve ser intenso no combate aos crimes contra o meio ambiente. Além de promover a capacitação dos profissionais, o Ministério atua conjuntamente com outras instituições para atender às demandas dos Estados e reforçar o efetivo no combate aos incêndios e crimes ambientais”, destacou o ministro Anderson Torres.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública é responsável pelo trabalho de coordenação, integração entre os órgãos envolvidos, envio da Força Nacional, além do pagamento das diárias para bombeiros e policiais militares ambientais dos estados que manifestarem interesse.

A operação também envolve os Ministérios do Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional, as Secretarias Estaduais de Segurança Pública e de Meio Ambiente, além do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por