Durante anos o trecho da rua dos Barés, no Centro de Manaus, é tomado pelo esgoto que transborda com chuva forte e causa prejuízo para comerciantes
(Foto: Divulgação)
Alagamentos e intrafegabilidade das ruas em dias de chuva acabam sendo uma rotina para moradores e comerciantes do Centro de Manaus, que já começa a sentir os impactos do inverno amazônico. Nesta terça-feira (24), a Rua dos Barés acabou sendo – mais uma vez – tomada pela água por conta das chuvas de hoje, sendo algo que já nem mais surpreende os trabalhadores daquela área.
“Já é até normal, não devia ser, mas já. Sempre que chove a rua fica assim, viu que vai chover já sabe que vai alagar tudo por aqui. Dias como hoje acaba sendo até algo mais rápido de superar, porque assim que a chuva para em meia hora as coisas voltam ao ‘normal’”, relata o comerciante da área, que preferiu não ser identificado.
A chuva desta terça-feira trouxe para os comerciantes desta localidade as lembranças do período que Rua fica completamente tomada pela água, resultado da anual cheia do Rio Negro. Segundo eles, é entre maio e junho que o local acaba sendo alagado, prejudicando as vendas, e a consequente economia.
“Essas situações de agora são algo de momento, mas a gente sempre chega naquele momento no ano que a água não baixa, que fica aí por semanas. Logo logo, o que a gente viu de manhã vai virar a nossa rotina. Fazer o que né”, indaga um morador da área.
Vale ressaltar que atualmente o nível do Rio Negro está em 20m76c, o que em comparação com o nível final de dezembro do ano representa uma elevação de 1m52c. No entanto, em comparando o atual nível do rio desta terça-feira com esta mesma data no ano passado, percebesse uma queda de 3 metros e 58 centímetros, já que em 24 de janeiro de 2022, o nível do Rio estava em 24m34c.