Acidentes

Manaus totaliza 162 vítimas fatais no trânsito entre janeiro e agosto de 2021, segundo Detran

Anos com o maior número de vítimas fatais no trânsito da capital foram 2018 e 2021, com um total de 160 e 162 casos registrados, respectivamente

Filipe Távora
31/08/2021 às 19:20.
Atualizado em 09/03/2022 às 00:21

(Foto: Junio Matos)

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) divulgou nesta terça-feira (31) que foram registradas em Manaus 162 ocorrências com vítimas fatais no trânsito – isso entre janeiro e agosto deste ano. Os números de 2021 superaram os de 2020 e 2019, que registraram 136 vítimas durante o mesmo período, conforme divulgado pela instituição em coletiva de imprensa.

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, afirmou que “noventa por cento dos acidentes são causados por ação ou omissão humana”. Por meio de levantamento feito pela equipe de reportagem, que utilizou a tabela de registros on-line do Instituto Médico Legal (IML), verificou-se que pelo menos 18 acidentes ocorreram por colisão ou atropelamento na cidade somente durante o mês de agosto. Os casos envolveram: três adolescentes, dois idosos e 13 adultos com idades que variam de 20 a 46 anos. Do número total de vítimas, 13 foram homens e cinco eram mulheres.

Durante coletiva de imprensa ocorrida na sede do Detran-AM, o diretor-presidente da instituição afirmou que o “condutor deve ter responsabilidade”, que “as instituições públicas estão fazendo a parte delas” e que os agentes públicos intensificarão ações integradas. “Sofremos com falta de pessoal de maneira histórica. Combatemos o excesso de velocidade e ações que podem causar óbitos ou lesões permanentes”, afirmou.

NÚMEROS DE MORTES

De acordo com o Detran-AM, os anos com o maior número de vítimas fatais no trânsito foram 2018 e 2021, com um total de 160 e 162 casos registrados, respectivamente. Em 2019 e 2020, foram 136 vítimas contabilizadas. Os dados foram comentados por Rodrigo de Sá.

“A média anual de mortes é de 230 pessoas. Se a gente intensificar o trabalho, se a população se conscientizar de sua responsabilidade e contribuir conosco nessa busca por um trânsito mais seguro, a gente consegue fechar o ano com um número ainda dentro da estabilidade e de acordo com a média dos últimos três anos”, disse o diretor-presidente.

O Detran-AM e órgãos ligados ao trânsito anunciaram medidas para redução de acidentes automobilísticos na capital.

VÍTIMAS NO TRÂNSITO

O acidente que culminou nas mortes da doméstica Suzy Caldas, 36, e da estudante Maria Eduarda Caldas, 17, chocou Manaus no dia 27 deste mês. O carro em que elas estavam foi esmagado entre dois caminhões na avenida Rodrigo Otávio situada no bairro Japiim, na Zona Sul de Manaus.

Os nomes das vítimas de colisões ou atropelamentos ocorridos durante o mês de agosto em Manaus, contabilizados pela equipe de reportagem, são: O aposentado Carlos Maia de Oliveira, 82, pedestre atropelado por motocicleta; Cozinheiro Walfran Câmara Arnold Júnior, 38, condutor de motocicleta em colisão contra carro; Autônomo João de Deus Lucas Dácio, de 63 anos; Motorista Robson Neves de Freitas, 44, condutor de um micro-ônibus que colidiu contra outro veículo do mesmo tipo; Autônomo Emerson Abreu de Abreu, 37; Autônoma Gabriela Teixeira Duarte, 26, colisão entre carro e moto; Almoxarife Matheus dos Santos Pantoja, 23, condutor de motocicleta; Autônomo Rangel Teixeira Evangelista, 31, condutor de motocicleta que colidiu contra caminhão; Autônomo Lucas Vinícius Pinheiro Martins, de 26 anos; O aposentado José Monteiro Vieira, de 76 anos; Sthanley de Souza Soares, 22, vítima de atropelamento; Autônomo Maximiliano Andrade Souza da Silva, de 30 anos; Autônomo Alcimar Júnio Pimenta de Farias, 44, vítima colidiu um automóvel contra um poste; Industriaria Edilza Nunes Ferreira, de 46 anos; A estudante Maria Eduarda Cardoso Caldas, de 17 anos; A doméstica Suzy Pedrosa Caldas, de 37 anos; A auxiliar de contabilidade Ana Carla Batista do Nascimento, de 20 anos; Estudante Vinilson Saymon Alves Coelho, de 17 anos.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por