CONSCIENTIZAÇÃO

Monumentos de passarinhos chamam atenção de pedestres e motoristas na av. Efigênio Salles

Os dois totens foram concebidos pelo artista parintinense Juarez Lima. Objetivo é conscientizar para evitar a morte dos periquito-de-asa-branca no canteiro central do local conhecido como 'V8'

Karol Rocha
25/01/2022 às 18:38.
Atualizado em 08/03/2022 às 15:59

(Fotos: Iago Albuquerque)

Dois totens localizados no canteiro central da avenida Efigênio Salles, Zona Centro-Sul de Manaus, vêm chamando a atenção de quem passa pela via. Os ‘monumentos’ fazem parte dos 899 metros de extensão da Zona de Controle Especial (ZCE), denominada de ‘Portal Asa Branca’ e foram criados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Segundo o Executivo Municipal, o objetivo é reduzir a morte da espécie periquito-de-asa-branca (Brotogeris versicolurus) resultante da colisão com veículos que trafegam naquela avenida. O "monumento", na realidade, são dois totens concebidos pelo artista parintinense, Juarez Lima, e foi construído através de compensações ambientais, sem custo ao Município.

Com a criação do Portal, a Prefeitura de Manaus afirma que vai promover a utilização dos componentes naturais na educação ambiental, com a finalidade de tornar a comunidade parceira na conservação da espécie.

Serão colocados balizadores, portais de identificação e outros equipamentos que viabilizem a orientação, esclarecimento e conscientização da população, que deve observar a velocidade dos veículos no trecho delimitado pela unidade recém-criada e preservar os abrigos desse local.

“A inauguração do Portal dá início a uma pauta de trabalho que a Semmas pretende implementar em 2022, que é a identificação de outras regiões da cidade que são pontos de atropelamentos de fauna. Nesses locais, a secretaria vai também colocar balizadores, sinalização e equipamentos que viabilizem a orientação, esclarecimento e conscientização da comunidade”, destaca o Executivo Municipal, em nota enviada ao A Crítica. 

O Portal Asa Branca foi criado através do Decreto nº 5.183, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), do dia 11 de novembro de 2021.

Atropelamento de aves 

Os casos de morte em massa de aves foram amplamente noticiados em 2014 quando 200 periquitos foram encontrados mortos de uma vez só na via pública de Manaus. Na época, houve suspeita de envenenamento dos animais, hipótese que jamais foi confirmada. As mortes chegaram a ser investigadas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Naquela ocasião, os animais foram amassados por veículos que passavam na via.

Desde o fim daquele ano, as árvores na área passaram a ser podadas regularmente, e placas alertando para redução de velocidades por conta dos periquitos também foram instaladas. No local, sempre nos fins de tarde, é possível ouvir o canto dos pássaros e presenciar os seus rápidos deslocamentos entre as árvores.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por