O evento gratuito e voltado ao público reúne especialistas, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, nesta sexta-feira (13)
(Foto: Divulgação)
Em alusão ao Dia Mundial da Água (22 de março), especialistas, movimentos sociais e organizações da sociedade civil se reúnem, nesta sexta-feira (13), às 18h, durante o 3º Ciclo de debates preparatórios para o Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), com o tema 'Mudanças Climáticas e Gestão das Águas'.
O evento gratuito e voltado ao público acontece na sede do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), localizado na Avenida Leonardo Malcher, nº 339, bairro Aparecida, Zona Sul de Manaus.
De acordo com os organizadores, os debates têm como objetivo aprofundar o conhecimento das causas e das consequências socioambientais do processo de aquecimento global e das mudanças climáticas.
Além disso, a proposta é trazer o tema para o contexto local, ressaltando os desafios e contradições do acesso à água em Manaus e a luta em defesa da implementação de políticas de saneamento básico.
Para mediar os debates os convidados são o pesquisador e doutor em Ciências Biológicas, Philip Fearnside e, o professor e cientista social, especialista em Gestão das Águas na Amazônia, Sandoval Rocha.
Fearnside promete uma abordagem dos dados apresentados no último Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para sintetizar e divulgar informações científicas sobre as mudanças climáticas.
Já o cientista social Sandoval Rocha pretende fazer uma reflexão sobre o Dia Mundial da Água e como funciona a política de saneamento básico e de acesso à água em Manaus, suas contradições e desafios, que seguem a tendência neoliberal de privatização do serviço.
*Com informações da Assessoria de Imprensa