Total de aparelhos recuperados já chega a 500 nos últimos 40 dias, no entanto a polícia ainda aguarda a presença dos donos nas delegacias para identificação e devolução. A polícia reforçou a importancia dos B.Os em caso de roubo ou furto
(Foto: Nilton Ricardo/Freelancer)
Em uma ação contra o roubo de celulares e o comércio ilegal de aparelhos roubados, o programa Recupera Fone já conseguiu recuperar 500 aparelhos nos últimos 40 dias, em Manaus. Desse total, mais de 250 já foram devolvidos hoje (30) aos proprietários, em uma ação na Arena da Amazônia. No entanto, outros tantos aguardam a presença de seus donos nas delegacias para identificação e devolução. A polícia reforça a importância dos boletins de ocorrência para facilitar a devolução dos objetos recuperados.
A operação faz parte de uma estratégia de segurança pública para reduzir o roubo de celulares e desmantelar o mercado negro que alimenta esse tipo de crime. Ao longo de 30 dias, não foram registrados casos de roubo de cargas na rota industrial da cidade, uma área anteriormente visada por criminosos que buscavam subtrair aparelhos celulares e outros itens de valor.
"Tivemos uma queda significativa nos roubos de celulares entre transeuntes e em transportes coletivos. No último mês, houve uma redução de 23% nos assaltos a pedestres em Manaus, o que representa um avanço importante na sensação de segurança da população. Esse trabalho de combate ao crime é contínuo e inclui esforços tanto de policiamento ostensivo quanto de operações de investigação", disse o titular da Secretaria de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida.
O titular da SSP-AM, Vinicius Almeida
Um ponto essencial da ação é a fiscalização de lojas e comerciantes que atuam na compra e venda de celulares de origem duvidosa. Até o momento, segundo o delegado Bruno Hitotuzi, diretor do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), 11 lojas foram interditadas e outras estão sendo investigadas.
"Essas operações servem para enfraquecer a cadeia criminosa na cidade. A expectativa é que, com operações frequentes, o comércio ilegal de celulares seja gradualmente desmantelado. Estamos contando com a colaboração de todos, porque essa parceria fortalece a fiscalização e amplia o impacto das operações na cidade", finalizou o delegado.
As autoridades também ressaltaram a importância das denúncias da população, que têm ajudado nas investigações e viabilizado a solicitação de mandados de busca e apreensão. A cada 40 a 45 dias, novas ações serão realizadas, visando à recuperação e à devolução de aparelhos à população.
Boletins de Ocorrência (BOs) que ajudaram a polícia a localizar os aparelhos
A população de Manaus é convidada a comparecer aos eventos de devolução e registrar boletins de ocorrência, quando necessário, ajudando a polícia a identificar os proprietários dos aparelhos recuperados.