Primeiro inquérito foi aberto após matéria veiculada pela CNN Brasil, em dezembro passado; nova investigação foi feita a pedido do Ministério Público, segundo a Polícia Civil
Um novo Inquérito Policial (IP) foi instaurado pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), contra o ex-técnico de natação e ex-presidente da Federação Amazonense de Desportes Aquáticos (Fada), Vitor Hugo Lopes Façanha, conhecido como “Botinho”. Ele foi denunciado por ex-alunas, na época, crianças e adolescentes, por abuso sexual.
As novas investigações iniciaram após pedido do Ministério Público Estadual (MPE) referente a um novo processo em nome de Vitor Hugo. A informação foi publicada inicialmente pela CNN Brasil, na última segunda-feira (26/04).
Conforme o titular interino da Depca, delegado Paulo Benelli, a especializada já tem conhecimento sobre o pedido do MPE, e as investigações já foram iniciadas, entretanto, as diligências são realizadas sob sigilo legal.
Uma outra investigação, instaurada pelo Ministério Público em janeiro deste ano, também já corre em sigilo.
Entenda o caso:
O ex-técnico de natação Vitor Hugo Lopes Façanha, está sendo investigado por abusar sexualmente de pelo menos 11 ex-nadadoras que eram treinadas por “Botinho”, como é conhecido.
Botinho é ex-presidente da Fada, e era treinador em um colégio tradicional de Manaus. Após as denúncias foi afastado.
Em entrevista à CNN, as 11 mulheres relataram o que passaram quando ainda eram crianças e adolescentes. Em depoimento elas disseram que eram assediadas durante os treinos ou quando pegavam carona com Vitor Hugo. Algumas relataram episódios em que o ex-presidente da federação tocava em suas partes íntimas.