Compatível

Secretaria de Saúde do AM investiga paciente com quadro clínico suspeito de varíola dos macacos

Material biológico do paciente foi coletado para a realização de mais exames. Até o momento não há confirmação de que se trata de um caso da varíola

acritica.com
online@acritica.com
02/07/2022 às 10:55.
Atualizado em 02/07/2022 às 12:35

(Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) divulgou uma nota, neste sábado, informando que, nessa sexta-feira (1º/07), a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) atendeu um paciente com diagnóstico clínico que também é compatível com a doença Monkeypox, conhecida como a varíola dos macacos.

A informação foi divulgada pelo A Crítica Notícia, jornal da TV A Crítica, na noite dessa sexta-feira (1º).

O material biológico do paciente foi coletado para a realização de mais exames, não havendo ainda resultado conclusivo e estando o caso em investigação.

Conforme a nota, o paciente jovem, sem comorbidades, foi atendido e notificado junto ao sistema de vigilância epidemiológica e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e segue em acompanhamento clínico e de vigilância epidemiológica, em isolamento domiciliar, já com retorno programado para atendimento e novos exames.

Pessoas que tiveram contatos com o paciente também estão sendo investigadas.

Também chamada de “monkeypox”, ela é causada por um vírus, que pode ser transmitido a seres humanos por meio do contato com animal, pessoa ou material corporal infectado. Apesar do nome, o surto não tem relação com macacos, alerta o Ministério da Saúde (MS).

Os principais sintomas da varíola dos macacos são:

Lesões na pele (erupções cutâneas);
Febre de início súbito;
Inchaço dos gânglios, popularmente chamado de “ínguas”;
Dor de cabeça;
Dores musculares e nas costas;
Calafrios;
Exaustão.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por