Ainda não há informações preliminares sobre danos ou mortes resultantes do ataque
(Lançamento de mísseis iranianos em 2019. Foto: Arquivo/AFP)
Um ataque de mísseis atingiu a base aérea de Al Asad, no Iraque, na madrugada desta quarta-feira (8) - horário local. O local é utilizado por tropas americanas no país. A informação foi confirmada por um oficial americano à agência de notícias Reuters.
O oficial relatou não haver informações preliminares sobre danos ou mortes resultantes do ataque, cuja autoria foi assumida pelo exército iraniano, segundo informações da Associated Press (AP).
Segundo a tv estatal iraniana, 'dezenas' de mísseis superfície-superfície (SSM) foram lançados. Ainda segundo a AP, a Guarda Revolucionária do Irã alertou aos Estados Unidos e seus aliados regionais para que não haja retaliações ao ataque.
"Nós estamos avisando aos aliados dos EUA, que cedem suas bases a esse exército terrorista, que qualquer território que seja ponto de partida de ataques contra o Irã será retaliado", advertiu a nota.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Stephanie Grisham, disse que os Estados Unidos já estão cientes dos relatos. "O presidente está monitorando a situação de perto e consultando sua equipe de segurança nacional", disse.
A base de Al Asad, na província de Anbar, foi a primeira a ser usada por tropas americanas após a invasão dos Estados Unidos ao Iraque, em 2003. Também foi uma das bases usadas pelos EUA na luta contra o Estado Islâmico.
As tensões entre Estados Unidos e Irã se itensificaram após drones americanos matarem o comandante militar iranianio Qassem Soleimani, na última sexta-feira (3).