Sim e Não

Avanço do garimpo no rio Juruá

Balsa e a draga garimpeira foram avistadas ficam nos limites de Unidades de Conservação dos municípios de Carauari e Juruá

acritica.com
online@acritica.com
02/07/2022 às 08:36.
Atualizado em 02/07/2022 às 08:36

(Divulgação/Ibama)

O Fórum Território Médio Juruá (TMJ), instituição composta por 19 organizações públicas e privadas atuantes no Território do Médio Juruá, protocolou denúncia sobre a permanência de balsa e draga garimpeira na calha do rio Juruá e seus afluentes, que foi vista transitando pelos municípios de Carauari e Juruá. Os locais onde a balsa e a draga garimpeira foram avistadas ficam nos limites de Unidades de Conservação dos municípios de Carauari e Juruá. 

Denúncias  - O documento foi enviado para o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Amazonas, Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas, Secretaria do Estado do Meio Ambiente do Amazonas e para a Promotoria de Justiça de Carauari. 

Vai e vem -  Na nota enviada às autoridades, as organizações manifestam "profunda preocupação e contrariedade" e destacam que as informações do avistamento de balsa e draga garimpeira na região foram repassadas por representantes de organizações extrativistas do município de Juruá e que a balsa foi avistada também nas proximidades da boca do Bacaba, município de Carauari, tendo se retirado há alguns dias, retornando ao município de Juruá. 

Voltas do mundo - “Nunca destrate alguém que te entrega um santinho, porque ele pode ser o prefeito da sua cidade”, disse o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) durante assinatura de convênios de um pacote de obras que serão realizadas por meio de parceria entre o Governo e a Prefeitura de Manaus. David estava recordando dele mesmo, quando foi cabo eleitoral antes de entrar na política partidária.

E o Chico? - Questionado, David Almeida disse que decidirá na próxima segunda-feira o destino do pré-candidato ao Senado pelo Avante, Chico Preto. O prefeito, que apoiará a reeleição do governador Wilson Lima, que por sua vez apoiará a eleição a senado de Coronel Menezes (PL). Wilson e Menezes já possuem agenda juntos no interior. 

Chapa dividida? - Na última terça-feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  decidiu, por unanimidade, que partidos que compõem uma coligação podem lançar mais de um candidato ao Senado. A decisão pode fazer com que Wilson apoie Menezes - por um pedido do presidente Jair Bolsonaro - e David apoie Chico Preto. 

Probabilidade - O apoio de David Almeida a Coronel Menezes é visto, nos bastidores, como pouco provável. Isso porque ambos já trocaram farpas recentemente após comentários do prefeito David Almeida contra decreto do presidente Bolsonaro que reduziu o IPI em todo o Brasil, prejudicando a Zona Franca de Manaus. 

Caravana... - Manaus recebe na próxima quinta-feira, a Caravana Pra Elas, evento gratuito com programação de imersão ao empreendedorismo feminino. Palestras e minicursos irão movimentar o evento voltado às mulheres no Shopping Studio 5, das 8h às 19h. 

...para elas - A ação tem como objetivo principal gerar emprego e renda, inserindo as mulheres no empreendedorismo, dando a elas autonomia e liberdade econômica. O evento será gratuito. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por