É preocupante que o Atlas ODS Amazonas, ferramenta da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) tenha constatado que nenhum dos municípios do Estado tenha apresentado números ideais de desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento Sustentável é um conceito amplo, que se relaciona não apenas com a evolução social em equilíbrio com o meio ambiente, mas com uma série de outros fatores como nutrição do povo, índices de pobreza, prevenção a desastres naturais, acesso a serviços de saúde, educação e saneamento básico, entre outros.
É preocupante que o Atlas ODS Amazonas, ferramenta da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) tenha constatado que nenhum dos municípios do Estado tenha apresentado números ideais de desenvolvimento sustentável. Nem mesmo a capital, Manaus, que, em tese, teria os recursos necessários para a implementação de programas e projetos estruturantes com foco nesse fim.
O desenvolvimento sustentável é um dos principais desafios do nosso tempo: as populações precisam ser saudáveis, física e socialmente, compensando as perdas ambientais decorrentes do desenvolvimento. Não é algo simples. Nunca foi feito na longa história da humanidade. Mas a mudança é necessária e urgente. Até o momento, uma das melhores definições para a condição humana foi descrita pela ficção. No filme "Matrix", o personagem Smith descreve o modus operandi de nossa espécie: o grupo se estabelece em um local, cresce, consome todos os recursos naturais e busca novos espaços para consumir mais recursos. Manaus exemplifica tal descrição, com seu crescimento horizontal e pouco ou nenhuma preocupação com a sustentabilidade.
Este é um dos desafios do novo velho prefeito e também dos que virão após ele. Manaus precisa de um projeto de cidade que não seja meramente político, mas que consiga atravessar gestões, avançando e se fortalecendo no longo prazo. Cabe ressaltar que tal transformação nas cidades não depende apenas da municipalidade; governos do Estado e Federal precisariam atuar conjuntamente com os mesmos objetivos. Está posta uma utopia, aparentemente inalcançável, mas que todos devemos buscar.