SIM E NÃO

'Plano B' do PL é chapa própria

O plano foi anunciado pelo presidente estadual do PL no Amazonas, Alfredo Nascimento

acritica.com
02/08/2022 às 08:19.
Atualizado em 02/08/2022 às 08:19

(Foto: Divulgação)

O “plano B” anunciado pelo presidente estadual do PL no Amazonas, Alfredo Nascimento, é lançar uma chapa própria para o Governo do Estado e para o Senado. A medida poderia ser apoiada pelo PP, que até o momento está na coligação que reúne PL, União Brasil, Avante e Republicanos. Como pano de fundo da indefinição, a pressão do Avante, do prefeito David Almeida, para lançar um candidato ao Senado – o nome seria o de Chico Preto, que disputaria contra o candidato do PL, coronel Menezes.

Acordo - Segundo Menezes, todas as alternativas do partido foram discutidas com o presidente Jair Bolsonaro na última semana, em Brasília, mas esta decisão só seria tomada em último caso. “Ou então o PL pode exigir o vice da chapa (do governador), o que não foi feito até aqui”, afirmou Menezes, dizendo que confia na condução do governador Wilson Lima. “Ele tem habilmente conduzido tudo até aqui”,completou Menezes.

Falta – Depois de duas semanas sem trabalhos em plenário, a Câmara Municipal de Manaus retomou suas atividades ontem e teve uma ausência sentida: a do presidente da Casa, David Reis (Avante). Pré-candidato à deputado federal pelo partido, David foi um dos dois parlamentares que não estavam presentes até o início da Ordem do Dia –o outro era Dione Carvalho, do Patriota, conforme o exposto no painel do plenário.

Decisão...  - A decisão sobre o imbróglio a respeito das candidaturas do PSOL no Amazonas será tomada pela Executiva Nacional do partido. Uma reunião está marcada para esta terça-feira, de onde sairá uma resolução sobre a questão.

...será hoje  – O posicionamento do diretório nacional foi necessário por conta de divergências entre correntes partidárias que fizeram com que o PSOL no Amazonas lançasse dois candidatos ao governo do Estado e dois candidatos ao Senado. Um grupo realizou uma conferência partidária no último dia 16 e lançou o médico indígena Israel Tuyuka ao Governo do Estado e a oficial de justiça Marília Freire ao Senado.

Sem apreciação – Já uma outra corrente da legenda, esta incluindo a presidente do diretório estadual Rosilane Almeida, oficializou neste domingo o nome de Marcelo Amil ao Governo do Estado e Herbert Amazonas ao Senado. Os nomes lançados pelo grupo divergente sequer foram apreciados na convenção.

Precatórios... – O deputado estadual Belarmino Lins (PP) recorreu ao Governo do Estado para que autorize o pagamento dos precatórios do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) aos professores do Amazonas.

...do Fundeb – De acordo com o parlamentar, o pagamento passou a valer a partir de março passado quando o Senado aprovou projeto de lei que regulamentou o uso dos recursos não aproveitados do Fundeb e de seu antecessor, o extinto Fundef, para o pagamento do magistério na educação básica da rede pública de ensino. Ontem, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) afirmou que o valor já está na conta do Estado e que um PL será encaminhado para a Aleam para liberação do valor.

Viral -  Pré-candidata a deputada federal, a líder indígena Vanda Witoto teve um vídeo que viralizou nas redes sociais, chegando em mais de 4 milhões de visualizações, falando sobre floresta e povos originários. “O mundo olha para a Amazônia com olhar de satélite, por cima, só enxergam o verde e a beleza dos rios, mas a vida dessas pessoas que não conseguem ser olhadas está sendo impactada”.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por