SIM E NÃO

Quase 1/3 da chapa tem patente

Sete candidatos do PMB possuem patentes policiais: tem capitão, coronel, sargento, tenente, delegado e investigador

acritica.com
online@acritica.com
03/08/2022 às 07:29.
Atualizado em 03/08/2022 às 07:29

Sete candidatos do PMB possuem patentes policiais: tem capitão, coronel, sargento, tenente, delegado e investigador (Foto: Agência Brasil)

Dos 25 candidatos a deputados estaduais pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), primeira sigla a ter os nomes de candidatos registrados no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), 18 são homens. E, além disso, sete candidatos possuem patentes policiais: tem capitão, coronel, sargento, tenente, delegado e  investigador. Até ontem, apenas o PMB havia registrado nomes para deputados estaduais, segundo o  Divulgacand.     

Demora - Para deputado federal, apenas o Partido NOVO registrou candidatura até ontem: Professor João Paulo. Ainda não há nenhum candidato ao Senado e nem ao Governo do Estado registrado.

Composição - Ao podcast  A Hora do Rush, da Radio CAVOK, o presidente do PL e pré-candidato a deputado federal Alfredo Nascimento reafirmou que  a sigla fará composição com o União Brasil no Amazonas, partido do governador Wilson Lima. 

Cravado - Minutos antes da entrevista, Alfredo se encontrou com Wilson para bater o martelo, depois de ter cogitado lançar chapa própria para o Governo e para o Senado, diante da resistência do prefeito David Almeida (Avante), que compôs com o União, em apoiar o pré-candidato do PL ao Senado, Coronel Menezes.

Convenção - Amanhã é a convenção do União Brasil e do Avante e, conforme a coluna já havia adiantado, membros do PL também estarão na mesma convenção, com faixas e cartazes em apoio à Menezes e ao presidente Jair Bolsonaro.

Alaca - Com a finalidade de fortalecer o cultivo da língua, da literatura nacional, da arte e da cultura do Brasil e da região amazônica, a Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (Alaca) será efetivada e inaugurada, com posse dos 115 patronos imortais. A cerimônia acontece hoje, às 19h, no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).

Alaca 2 - Idealizador e presidente da Alaca, Rômulo Sena, que é jornalista e escritor, explica que a Academia é uma instituição cultural, sediada no Amazonas, com o papel de reafirmar e reforçar o papel da literatura, da arte e da cultura amazônica e brasileira. E que todos os seus membros indicados estão envolvidos nessas vertentes artísticas, com obras publicadas ou projetos em andamento.

‘Covarde’ - O advogado Marcelo Amil e o sociólogo Luiz Carlos Marques classificaram como “decisão covarde da Executiva Nacional do Psol, sem o devido processo legal”, a definição  que suspendeu os direitos filiativos de ambos, e que confirmou como candidatos o médico indígena Israel Tuyuka e a oficial de justiça Marília Freire para serem candidatos majoritários da legenda no Amazonas - Israel ao Governo do Estado e Marília ao Senado Federal.

Afastados - A Executiva  Nacional solicitou à Comissão de Ética do partido a abertura de um processo de averiguação das acusações de má conduta partidária por parte dos filiados Rosilane Guimarães de Almeida, Marcelo Amil, Luiz Carlos Marques e Clóvis Mota dos Santos. Todos serão afastados.  "Não me renderei à covardia. Fui surpreendido, mas nem tanto, com um ato covarde na data de hoje”, disse Amil por meio de nota.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por