Viva o compositor!

Dia Mundial do Compositor, celebrado em 15 de janeiro, surgiu no México. A data celebra os criadores de novas sonoridades

Bem Viver Blog
Bem Viver Blog
31/01/2021 às 02:19.
Atualizado em 24/03/2022 às 21:58

Por Abner Viana*

Neste último dia 15 de Janeiro foi celebrado o Dia do Compositor. A data homenageia todos os compositores do mundo, sobretudo, no que diz respeito à valorização simbólica de seu ofício: conhecimento de estilos musicais, técnicas de composição, conhecimento de tratados de harmonia, técnicas de contraponto, orquestração, técnicas de arranjo, organologia, prosódia musical e uma infinidade de matérias relacionadas à composição (somadas ao esforço) para compor, escrever e criar músicas.

 Obviamente que todas essas técnicas variam de compositor para compositor, há uma infinidade de compositores que necessariamente não fazem uso de tudo o que foi citado (por inúmeros motivos). Fato é que os compositores (seja qual o estilo for), são verdadeiros artistas, que utilizam o domínio de uma técnica musical para criar. Além disso, utilizam e reutilizam toda a criatividade (possível ao seu alcance de conhecimento técnico-musical), além da sensibilidade para escreverem obras que emocionam e animam multidões de pessoas mundo afora.

Resumindo, é o profissional que cria. Normalmente o termo se refere a alguém que se utiliza de um sistema de notação musical que permite a sua execução por outros músicos. Em geral, há culturas e/ou gêneros musicais que não utilizam um sistema de notação (ocidental, registro formal na chamada partitura).

O termo compositor se refere ao indivíduo criador original de uma determinada sonoridade. Nesse caso, a transmissão para outros intérpretes é feita por memorização e repetição. Obviamente, o criador (a) da obra é a pessoa que fez a música, ou é o “dono dela”, e, como tal, é o detentor dos direitos autorais. 

Atualmente, as composições musicais são defendidas pela legislação de direitos autorais. Existem editoras especializadas em música e o compositor ou detentor dos direitos da composição recebem royalties sempre que uma nova gravação comercial ou execução pública é realizada.

O Dia Mundial do Compositor surgiu no México. A origem dessa data decorreu em comemoração à fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), no ano de 1945. No entanto, esta data somente foi oficialmente celebrada no mundo a partir de 1983. Já no Brasil, (além de comemorar o Dia Mundial do Compositor no mês de Janeiro), há uma data especial para homenagear o Dia do Compositor Brasileiro, que é celebrada em 7 de outubro.

           *Abner Viana. Natural de Manaus (AM)  É músico (Saxofonista/ Clarinetista) e pesquisador. Possui Mestrado em Música pela UEA. Já trabalhou com diversos artistas nacionais e internacionais tanto no Brasil, Europa, bem como na América do Sul.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por