SIM E NÃO

ZFM recebe indireta de ministro

O comentário foi feito a uma plateia de investidores e empresários, a maioria da região sudeste

acritica.com
online@acritica.com
05/08/2022 às 07:27.
Atualizado em 05/08/2022 às 07:27

(Foto: Agência Brasil)

Durante participação no festival Expert XP, em São Paulo (SP), o ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida mandou uma “indireta” para a Zona Franca de Manaus. Ele disse que a redução do IPI tem dois efeitos importantes: “Tributos menores, melhor eficiência locativa e maior produtividade da economia. E a segunda, diminuir a variabilidade territorial, isso quer dizer, você não pode ter empresários escolhendo onde investir com base em vantagem tributária”.

Barreiras - O comentário foi feito a uma plateia de investidores e empresários, a maioria da região sudeste.  A Zona Franca de Manaus possui incentivos fiscais para possibilitar a maior presença de empresas na região em razão da dificuldade de logística e outras barreiras aos negócios características da Amazônia. 

Perda de vantagem - A fuga de empresas da Zona Franca de Manaus por perda de vantagem tributária é justamente o receio da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam) e do Governo do Estado. Ontem o governador Wilson Lima (União) anunciou, inclusive, que a Procuradoria Geral do Estado vai Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar novo decreto.

Erramos - Ao contrário do que afirmou A Crítica na edição de ontem, o valor do precatório do Fundef que será repassado aos professores da rede estadual do Amazonas é de R$ 58 milhões e corresponde a 60% do que, por determinação legal, a União depositou para o Estado. Os R$ 97 milhões noticiados referem-se ao total depositado (pelas regras do Fundo o teto para uso com folha de pagamento é de 60%).

Thiago de Mello - A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realiza hoje, às 17h30, para os jornalistas do setor de cultura, o lançamento com exclusividade, em um coquetel, do edital “Concurso Prêmio Manaus 2022 – Thiago de Mello”, no estacionamento ao lado do Museu da Cidade de Manaus, no Centro.

Saúde mental - A Assembleia Legislativa do Amazonas homenageou os 60 anos da regulamentação dos profissionais da psicologia no Brasil com uma sessão especial  na manhã de ontem. A propositura é do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB). O parlamentar enfatizou que nos dias de hoje é fundamental o cuidado com a saúde mental, principalmente após traumas causados pela pandemia da Covid-19.

Vice... - No último dia de formalização das composições políticas para eleições deste ano, o que se comenta nos bastidores é que o senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Eduardo Braga, prefere dividir palanque com uma mulher como candidata a vice, para aproximar o eleitorado feminino.

...de Braga - O nome da secretária nacional de mulheres Anne Moura foi sondado mais uma vez, pela proximidade com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman e com o candidato a presidente, Lula da Silva. Segundo fontes da coluna, Braga teria a escolhido como vice. Até a noite de ontem, a executiva nacional do PT não havia confirmado.  O ex-senador João Pedro também tenta emplacar seu nome, mas Eduardo teria preferido  a secretária nacional do PT.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por