Publicidade
Sim & Não

2018 dá ‘nó’ em negociações para eleição

29/05/2017 às 21:38 - Atualizado em 29/05/2017 às 21:39
Show simen o01111

Os interesses obviamente divergentes dos caciques políticos do Amazonas sobre o pleito de 2018 são, até agora, o principal entrave para as definições das chapas que disputarão a eleição suplementar deste ano. O deputado federal Alfredo Nascimento, líder do PR, quer garantias de apoio para a campanha ao Senado ano que vem. O senador Omar Aziz, do PSD, sonha em voltar para o governo em 2018. Já Eduardo Braga, que comanda o PMDB, já está de olho na reeleição.

Aliança  Diante do quadro, e com a resistência de Marcelo Ramos (PR) em disputar o cargo de vice-governador, o PSD de Omar Aziz está cada vez mais abraçado com o PDT de Amazonino Mendes. A expectativa é que o pedetista garanta que, se eleito, cumprirá apenas os 16 meses de mandato-tampão, abrindo espaço para Omar em 2018.

Parceria  Nos bastidores, circula também a hipótese de Alfredo Nascimento ser o vice de Amazonino - desde que tenha garantias para executar  seus planos no ano que vem. Sobre a tese, Marcelo Ramos diz: “Acho que o melhor para o PR é ter uma candidatura própria, mas não sei se a minha opinião vai prevalecer. Sigo leal ao Alfredo”.

 Encegueirado  O deputado federal Pauderney Avelino (DEM), que esteve com Amazonino neste último final de semana, na companhia de Omar Aziz , disse ter ficado surpreso com a disposição do ex-governador para disputar a eleição suplementar. “Já estou energizado”, disse Amazonino às visitas.

Estratégia  Sem o candidato a vice “dos sonhos”, já que Marcelo Ramos, que lidera as pesquisas no 2º turno, exclui a hipótese, Eduardo Braga volta a desenhar a parceria entre PMDB e PSDB. A união, se for repetida,  leva em consideração não apenas 2018, mas a eleição para a Prefeitura em 2020. 

Embarque  O governador David Almeida (PSD) viaja hoje à capital federal em busca de recursos para o Estado. É a sua primeira viagem oficial desde que assumiu o cargo, há três semanas. Por economia, vai em voo de carreira. Antes de embarcar, David deve passar na ALE/AM para entregar a LDO.

Segurança  David segue para Brasília deixando uma orientação ao comando da PM: quer ver patrulhamento ostensivo nas ruas da capital. Por isso, na próxima sexta-feira (2) o efetivo da polícia vai às ruas na “operação Manaus Segura”, que contará com o apoio de um helicóptero da PM.

Pressão  A precariedade do serviço de abastecimento de água na capital voltou a dominar os debates na Câmara Municipal de Manaus. Parlamentares de oposição e situação estudam criar a CPI da Manaus Ambiental.  Quem corre atrás das assinaturas para aprovar a CPI é o vereador Sassá da Construção Civil  (PT).

 Já chega!  Os vereadores registram que a prestação do serviço da concessionária não apenas é “esdrúxula”. Passou a ser incompreensível porque parcela da população da cidade vive sem água na torneira.

Investimento  A Susam vai ampliar a rede de atendimento e diagnóstico de câncer de mama no interior. Nos próximos dias, envia mamógrafos a Manacapuru, Tefé, Parintins, Tabatinga e Itacoatiara. O Estado investirá R$ 7 milhões na compra de materiais e modernização de laboratórios.