Publicidade
Sim & Não

A ausência da Polícia Civil no interior

08/09/2017 às 22:03
Show pc

Dados oficiais da Delegacia Geral de Polícia Civil, aos quais a coluna teve acesso, mostram que boa parte dos moradores dos municípios do interior do Amazonas  continuam sem ter a quem recorrer quando precisam que crimes sejam solucionados. O déficit de delegados no interior do Estado é de 96. Faltam investigadores também. Onde há delegacias com delegados, a precariedade predomina. Quando eles estão ausentes,   policiais militares assumem a função.

Imbróglio  Vale lembrar que a presença de autoridades policiais no interior do Estado ficou ainda mais crítica quando o STF  mandou afastar 96 dos cargos, por entender ser inconstitucional leis que unificaram as funções de comissários e delegados.

Qualificação O fato é que, diante dos recursos que ainda estão pendentes de análise do Supremo, o caso ainda não tramitou em julgado e, diante disso, os então comissários poderiam voltar a atuar como delegados, conforme entendimento já manifestado  pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Legitimidade  Em janeiro, um parecer do então subprocurador-geral Leonardo Borborema Blasch, ratificado pela então procuradora-geral Heloysa Teixeira, dizia que a eficácia da decisão do STF estava suspensa em virtude dos recursos, o que mantinha legítimo “o status de delegado de polícia para esses servidores”. 

Caindo pra cima  Até então cotadíssimo para comandar de novo a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) na gestão Amazonino Mendes (PDT), Francisco Deodato, homem da maior confiança do pedetista, pode cumprir outra missão no governo: chefiar a Casa Civil. 

Praticidade  O cargo na Casa Civil dá a Deodato, braço direito de Amazonino, a possibilidade de ficar próximo do governador inclusive geograficamente, já que a pasta está instalada no Palácio do Governo, no bairro Compensa, e a Susam está situada no bairro Aleixo.

À altura  Na hipótese de Francisco Deodato não assumir a Susam, o nome mais cotado para substituí-lo na missão é o de Denise Machado dos Santos, que já tem experiência na pasta, com passagem pela Secretaria Executiva Adjunta de Atenção Especializada da Capital.

Promessa  Se assumir a Susam, Denise Machado contará como parte da cota feminina no secretariado do governador eleito. Durante a campanha, Amazonino Mendes  prometeu que metade de seu governo seria composto por mulheres.

Lista  A Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que estima reaver até o final deste ano R$ 123 milhões como resgate de dívidas resultantes de ações judiciais que envolvem débitos fiscais, atualmente acompanha os processos de outros de 15 mil devedores do Fisco Estadual. 

Festança  A Prefeitura de Maués comemora  o número de turistas que visitaram a cidade na semana de feriadão prolongado no Estado. A gestão do município divulgou que o “Festival de Verão de Maués” teve a participação de 15 mil turistas durante toda a semana.

Todos os gostos Fazia parte da programação da festa em Maués uma maratona de 20 shows e torneios esportivos.