Segunda-feira, 25 de Maio de 2020
Sim & Não

A direita segundo Josué Neto


JOSUE-NETO-PSD_PLANO-DUBAI_00163093_0_1B40C9BC-40BF-4D44-8FB2-3BE0B42A8ABB.jpg
04/04/2020 às 08:15

Ao fazer o anúncio de sua filiação ao PRTB e pré-candidatura à prefeitura de Manaus, o deputado estadual Josué Neto definiu quem ele considera como a “turma da direita” no Amazonas. Josué convocou os deputados estaduais Péricles Nascimento (PSL), Felipe Souza (PHS), o deputado federal Alberto Neto (Republianos) e o vereador Chico Preto (DC) e o empresário Romero Reis (Novo) a construírem uma frente ampla direitista contra a esquerda no Estado. 

Falta   Dois detalhes chamam atenção na lista elaborada por Josué. Um  é  a falta do nome do deputado federal Pablo Oliva (PSL) e outro é que pelo menos três dos nomes que considerou aliados são prováveis adversários dele nas eleições municipais: Alberto Neto, Romero Reis e Chico Preto.

Made in China   Outra particularidade interessante no discurso do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE–AM) foi a gafe xenófoba de chamar o coronavírus de “vírus chinês”. Afinal, já foi comprovado que o vírus não foi criado em laboratório e que poderia ter surgido em qualquer lugar do mundo.

Emendas   Para combater o novo coronavírus, o deputado federal Alberto Neto (Republicanos) destinou R$ 26.139.051,36  em emendas individuais impositivas e de bancada, para ações em combate ao Covid-19. As emendas beneficiarão o sistema de saúde na capital e interior do Amazonas.

Particulares   Um dos pontos acordados na audiência pública virtual, realizada ontem (3), por iniciativa dos deputados João Luiz (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, e  Therezinha Ruiz (PSDB) , presidente da Comissão de Educação da  (ALE-AM) foi  o cancelamento de cobrança de juros e multas sobre as mensalidades de escolas e universidades particulares, no período de suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia de coronavirus,.

Particulares 2   O deputado estadual Saullo Vianna (PTB) formalizou, por meio de emenda modificativa ao Projeto de Lei 142/2020, de autoria da deputada Joana D’arc(PR), proposta que prevê a redução progressiva no valor das mensalidades em instituições de ensino privadas enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas. Os valores podem variar entre 5% a 30%.

Particulares 3   Já o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) disse na audiência pública virtual, que a redução das mensalidades é inviável, porque coloca em risco a saúde financeira das instituições. 

Planos de saúde   Em entrevista a uma rádio local na manhã de ontem (3), o Senador Eduardo Braga (MDB) revelou que prepara uma proposta ao governo federal para suspender o reajuste dos planos de saúde durante o período de vigência do estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19

Máscaras   Para reduzir a propagação do coronavírus,  Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) recomendou  que as secretarias Municipal e Estadual de Saúde (Semsa e Susam) elaborem campanhas publicitárias para incentivar o uso de máscaras pela população de Manaus. 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.