Domingo, 21 de Julho de 2019
Editorial

Acúmulo de problemas e adoecimentos


calor_123_2C46F7B5-7914-4317-B283-7688D5A58DD1.JPG
06/07/2019 às 09:24

Os dias de temperatura mais elevada fazem reaparecer velhos problemas com os quais a cidade de Manaus convive: falta de água, de energia elétrica que se vinculam a outros e vale citar a repetição da pane nos ônibus. Na última terça-feira, centenas de moradores ficaram mais de quatro horas sem energia elétrica, enquanto outros tantos tiveram que conviver com vários momentos de interrupções no fornecimento de energia elétrica.

A lentidão das respostas a esse tipo de evento-problema recorrente é outra situação que gera protestos e indignação dos consumidores. Parte dos afetados entende que falta respeito para com ela que paga para ter acesso ao serviço e está sendo permanentemente lesada. A conduta da morosidade e até da não resposta está se transformando em norma e é contra esse procedimento que cada vez mais os moradores de Manaus se colocam, pedem providências e uma reação dos órgãos do governo, do legislativo e do judiciário.

O calor elevado nesse período do ano por si já representa uma série de desconforto e exige a adoção de providências quanto à orientação lúcida e criativa para minimizar os efeitos nocivos à saúde nessa temporada. É necessário incluir nessa dimensão a rotina de milhares de crianças que vão e vem em percursos longos para escola, os idosos, os portadores de necessidades especiais; os que ficam expostos ao sol, por exemplo, nos pontos de ônibus que não possuem cobertura ou abrigo ou naqueles pontos que existem esses abrigos, mas não servem de proteção, ao contrário, ajudam a ampliar o calor porque seguem modelos de regiões do mundo que possuem outras temperaturas.

Inexiste, de forma continuada, uma política governamental que coloque como questão central as condições de temperatura e a interferência delas na vida dos habitantes desta cidade e de outras cidades do Amazonas também afetadas pelo calor intenso. Em várias regiões do mundo que vivem situação semelhante inúmeras iniciativas são colocadas em práticas tendo como finalidade garantir a integridade das pessoas nas diferentes idades, prevenir adoecimentos e mortes e, invés de ampliar gastos para tratar os efeitos, fará investimentos na prevenção e no bem-estar das pessoas. A estrutura de apoio aos que adoecem pelo conjunto do mal-estar precisa funcionar bem, e ser, igualmente, espaço criativo de cuidado para evitar sofrimentos de tantas pessoas. Que as respostas decentes sejam dadas de forma transparente.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.