Terça-feira, 13 de Abril de 2021
Sim e Não

Aglomeração em ônibus na mira do Ministério da Saúde


onibus-que-faz-a-linha-520-seguindo-para-o-terminal-de-carapina-na-serra-284206-article_58235D9D-A7D7-4BEB-8FF6-5E2CF160CA0F.jpeg
05/04/2021 às 07:35

O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, parece estar disposto a enfrentar um aspecto polêmico (mas fundamental) do combate à pandemia: as aglomerações no transporte coletivo. Segundo apuração da Folha de S. Paulo, Queiroga avisou gestores que vai tentar padronizar normas contra o novo coronavírus, e deve começar por regras rígidas para ônibus e metrôs.  O objetivo é encontrar meios de evitar aglomerações nos deslocamentos e, assim, evitar medidas restritivas mais duras como o lockdown.

Recorde -  O Ministério da Saúde comemorou na semana passada a maior distribuição de vacinas anticovid de uma única vez desde o início da campanha nacional de vacinação. Foram enviadas para todo o Brasil um total de 9,1 milhões de doses.

Otimista - Se todos os prazos dos contratos de aquisição de vacinas firmados pela União forem cumpridos, até o fim do primeiro semestre é possível que 50% da população tenha recebido algum imunizante. O cálculo é do presidente da Comissão Temporária da Covid-19, Confúcio Moura (MDB-RO).

Artistas - A Câmara dos Deputados deve avaliar nos próximos dias projeto aprovado no Senado que prorroga o auxílio emergencial destinado a artistas, além de ampliar os prazos de estados e municípios para programação e aplicação dos recursos referentes à cultura (Lei Aldir Blanc).

Vocabulário - O Instituto Leibniz de Língua Alemã listou mais de 1.200 novas palavras relacionadas à pandemia surgidas em 2020. Em geral, são compiladas cerca de 200 palavras novas por ano. O abre e fechar em setores da economia  para frear a pandemia, por exemplo, ganhou termo próprio: “auf-zu-auf-zu”.

Emergência -  A ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) dedicou uma edição inteira de seu boletim à situação crítica da Covid-19 no Amazonas. “Quem precisa não pode esperar”, diz o material do MSF, que relata o drama vivido por pacientes e profissionais da Saúde no auge da segunda onda da pandemia.

Nossa parte - Com detalhes do trabalho realizado em Manaus e no interior, o boletim do Médicos Sem Fronteiras pede ajuda e exemplifica: com uma doação de R$ 94 é possível comprar 175 luvas médicas.

Medalha - Therezinha Ruiz (PSDB) propôs a criação da “Medalha do Mérito Dra. Rosemary Costa Pinto” para homenagear os profissionais com relevantes trabalhos em prol da saúde do Amazonas. A deputada destacou o legado deixado pela epidemiologista, vítima da Covid-19 em janeiro.

Mais bancos  - O Amazonas deve ganhar novas agências da Caixa em cidades do interior. A informação foi divulgada pelo deputado federal Átila Lins (PP-AM) após encontro com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Mais bancos  2 -  Segundo post feito por Átila no sábado, 3, o presidente vai determinar estudos urgentes para abrir agências da Caixa e negou o fechamento de agências do BB: “Bolsonaro garantiu que já trocou o presidente do BB e que a agência de Autazes, como as outras do país inteiro, vai continuar funcionando”.

Posse -  O Tribunal de Justiça do Amazonas realiza amanhã, às 9h, sessão solene virtual de posse da promotora Vânia Marques Marinho no cargo de desembargadora da Corte.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.