Publicidade
Sim & Não

Alternativa para energia em Roraima

11/03/2019 às 08:32
Show roraima dois bca34fa8 c992 458d a81c 2ccc8b579a29

Acontece hoje na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) uma audiência pública para debater a solução dos entraves para instalação da linha de transmissão Tucuruí-Macapá-Manaus, interligando a capital amazonense a Boa Vista (RR). A solicitação é do deputado estadual Sinésio Campos (PT). A obra já foi licitada, mas o projeto está suspenso pela Justiça até que se resolva a questão indígena, já que a extensão do linhão deve atravessar o território Waimiri-Atroari.

Solução   A obra seria a solução para o problema energético em Roraima, que desde sexta-feira (8) é abastecido por meio de usinas termelétricas devido ao desligamento da energia proveniente da Venezuela. Roraima é único Estado fora do Sistema Interligado Nacional e recebe energia venezuelana há 17 anos.

Interior  O governador Wilson Lima fará amanhã sua primeira viagem ao interior desde que assumiu o cargo. Ele estará em Maués para a inauguração de uma nova estrutura da Secretaria de Produção Rural (Sepror). Serão entregues novos viveiro para produção de mudas, parque avícola e tanques para piscicultura. 

Homenagem   O staff da Suframa se prepara para acompanhar na próxima sexta-feira, 15, em Brasília, sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 52 anos da Zona Franca de Manaus. A homenagem é uma iniciativa do deputado federal Alberto Neto (PSL).

Inovação   Ainda sobre Zona Franca, a UEA, em parceria com a Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA) e Fundação Vanzolini de São Paulo, realiza quarta-feira o 1º Alavanca Manaus 4.0. A proposta do evento é fomentar oportunidades inovadoras, apontando novos caminhos para o Polo Industrial de Manaus.

Força Nacional   Neste final de semana, o diretor da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), coronel Antônio Aginaldo de Oliveira, esteve em Manaus e Tabatinga para se inteirar da atuação da Força Nacional no Estado.

Segurança   Em Tabatinga, Aginaldo de Oliveira reiterou como um dos objetivos do governo o fortalecimento da fiscalização, o policiamento e a segurança das fronteiras. 35 homens da Força Nacional atuam em Manaus desde 2017.

Aniversário     Na próxima semana será completado um ano desde a chegada a Manaus da piscina olímpica herdada dos Jogos Rio 2016. As obras do parque aquático deveriam ter sido entregues em  novembro de 2018.

Sem previsão A informação atual da nova gestão da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) é que o parque aquático como um todo não deve ser inaugurado em 2019. Todos os trabalhos são para que pelo menos os vestiários e a piscina olímpica sejam concluídos até 30 de junho.

Sem recursos  O titular da Sejel, Caio André Oliveira, esteve em Brasília na última semana para tratar da liberação dos recursos juntos à Caixa Econômica Federal para que os trabalhos avancem.

Nutrição  O vereador Marcel Alexandre iniciou campanha pela inclusão transversal da disciplina nutrição para todos os alunos do ensino fundamental nas escolas públicas de Manaus.