Publicidade
Sim & Não

AM recebe vestibular da Unicamp

01/12/2018 às 08:42
Show unicapm e39b3083 e4d6 49b8 954e 37182b88f1c8

Manaus e São Gabriel da Cachoeira recebem amanhã o primeiro vestibular indígena da Unicamp.  As provas também serão aplicadas em outras três cidades do país: Campinas (SP), sede da universidade, Dourados (MS) e Recife (PE). No total, 610 candidatos se inscreveram para disputar  72 vagas. Mais da metade deles é de São Gabriel, que segundo o Censo 2010 tem 76% da população composta por indígenas. O processo seletivo, é parte das políticas afirmativas de cotas da Unicamp.

Excluídos   Desde 2000, quando a Unicamp começou a divulgar seus matriculados por cor ou raça, o número de índios que ingressou pelo vestibular nunca passou de 17 (2005). A menor taxa foi registrada em 2007, quando só 4 indígenas ingressaram na instituição.

Campanha  A Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP) lançou ontem Campanha de Valorização do Trabalho dos Membros do MP.  O lançamento integra o pacote de celebração dos 47 anos da associação, que terá também um novo portal na internet.

Indulto   Em entrevista ao vivo no portal A Crítica, o presidente reeleito da OAB/Amazonas Marco Aurélio Choy criticou o polêmico indulto de Michel Temer (MDB) que foi contestado no STF. Segundo Choy, apesar de ser prerrogativa do presidente, o indulto idealizado por Temer carece de limites e desafia o sistema jurídico brasileiro.

Mercado   Choy, que foi entrevistado por Baby Rizzato na estreia dela no portal, disse  que o grande desafio de seu segundo mandato será ampliar o mercado para advogados.  A cada ano, mil profissionais conquistam a carteira da ordem.

Peixe vivo  Audiência pública em Brasília sobre pesca esportiva terá representante do Amazonas. A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara divulgou o nome de Rogério Bessa, coordenador do Núcleo de Pesca da Secretaria do Meio Ambiente do AM.

Sucesso  Estima-se que o Brasil tenha, atualmente, 8 milhões de praticantes da pesca esportiva com pesque-e-solte. A ideia da audiência é debater “instrumentos inteligentes de utilização consciente do patrimônio natural brasileiro”.

Vitalício   A atual Presidente da Associação PanAmazônia, Rosalía Arteaga, assumirá cargo vitalício de Alta Comissária da entidade em 2019. A missão da ex-presidente do Equador será promover e divulgar os ideais da PanAmazônia. O comando da Associação passará ao paraense José Fernado Gomes Junior.

Lista da fila  A Comissão de  Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga os governos a publicar na internet as listas de pacientes das cirurgias eletivas em hospitais conveniados ao SUS. O acesso ficaria restrito aos gestores do SUS e pacientes.

Sem promessa... Após as reclamações do senador Magno Malta (PR-ES) por não ter sido incluído no alto escalão de Jair Bolsonaro (PSL), o presidente eleito afirmou que na campanha não prometeu nada a ninguém: “Não temos como dar ministério para todo mundo. Gostaria, mas não seria producente”.

...cargo tem  Malta, porém, terá espaço no governo, disse Bolsonaro: “Ele não vai ficar abandonado”. O presidente eleito, que na eleição sinalizou redução no número de 29 ministérios, já confirmou 20 nomes (e deve anunciar mais três nos próximos dias).