Quarta-feira, 08 de Julho de 2020
Sim & Não

Amazonas à frente em aulas remotas


content_ad080eca-0185-4cb5-b97a-10b2198bc1dc_873F96E1-7E8D-4B33-BB20-AC30F7D2A4EB.jpg
03/06/2020 às 08:16

O Ministério da Educação (MEC) homologou parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) autorizando  que atividades remotas passem a valer como carga horária. Nesse sentido, o Amazonas saiu na frente: foi o primeiro estado brasileiro a iniciar o regime especial de aulas não presenciais utilizando o Centro de Mídias, que é pioneiro no ensino à distância. Desde março, os estudantes estão em casa e podem acompanhar as aulas pela televisão e internet.  

Parceria   Em Manaus, o programa além de atender a rede estadual também mantém uma  parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que se adaptou ao regime especial proposto pela Secretaria de Estado de  Educação e Desporto (Seduc). 

Pioneirismo   O Secretário em exercício da Seduc, Luis Fabian, tem se esforçado, em meio à pandemia, para inovar e garantir ao Amazonas iniciativas pioneiras. Além das aulas, a merenda também está chegando na casa dos estudantes. 

‘Merenda em casa’   A distribuição de kits de alimentação do programa “Merenda em casa” está sendo feita em sistema delivery, o que também é novidade nas redes públicas do Brasil. Mais de 150 mil estudantes já receberam os kits na capital. 

Interior   Nessa semana, o programa começou a chegar em mais municípios do interior. Mais de 200 mil estudantes serão beneficiados. Todo trabalho está sendo realizado por meio de  uma força-tarefa que envolve mais de 3 mil profissionais.

Saúde   Foi Aprovado ontem (2), pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), o projeto de lei de autoria do vereador Gedeão Amorim (MDB) que estabelece o dia 7 de abril como o Dia do Trabalhador da Saúde Municipal. O PL segue para sanção do prefeito Arthur Neto (PSDB).

Máscaras   A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) recebeu nesta terça-feira, 2, a doação de 2 mil máscaras de tecido da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). As máscaras serão distribuídas entre defensoras, defensores e servidores quando a instituição retomar as atividades presenciais internas.

Energia   O deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas) afirmou ontem (2), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), que a Amazonas Energia está cobrando a média da tarifa dos estabelecimentos que estavam fechados e que isso estaria prejudicando os empresários.

Energia 2   Campelo pediu que a questão seja avaliada pela Amazonas Energia. Outro assunto importante, abordado pelo parlamentar foi a complexidade da “Lei do Gás”. O deputado solicitou uma audiência pública com a participação da sociedade em geral, para que haja uma discussão mais ampla sobre a questão. 

Aluguel   Está na pauta do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para amanhã (3) o julgamento de um caso que pode afetar o mercado de locação de imóveis como um todo, especialmente comerciais. Os ministros devem decidir se é válido o aumento de aluguel quando o locatário faz obra de melhoria — combinada com o locador e a ser ressarcida ao fim do contrato.

 

Foto: Euzivaldo Queiroz


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.