Publicidade
Sim & Não

Amazonas busca novos empréstimos

03/06/2016 às 22:29
Show afonso

Sufocado pela retração da economia e da arrecadação de impostos, o governo do Amazonas tenta, ainda sem sucesso, liberação do governo federal para captar novos empréstimos no mercado financeiro. Para o governo, o acesso a operações de créditos, vetado pela União até o momento, ajudaria ao menos a manter em execução obras que hoje estão suspensas. Defensor da proposta, o secretário Afonso Lobo diz que um ponto a favor do Amazonas é ser o menos endividado com a União.

Realidade  

Lobo sustenta que a solução para a crise passa pelo socorro do governo federal aos estados. “Eles (União) estão cientes da asfixia que os estados estão passando”.

Alivia aí

Essa semana, secretários de Fazenda de todos os estados tiveram reunião com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Tarcísio Godoi. A pauta era o alongamento do pagamento das dívidas dos estados.

Pensando bem  

Estados menos endividados, como o Amazonas, preferem ter o sinal verde para fazer empréstimos do que mais tempo para pagar o que devem ao governo federal.

Aparências...  

O deputado estadual Orlando Cidade (PTN) diz que, apesar das impressões, tem uma relação boa com o colega Dermilson Chagas (PEN). 

...enganam  

Segundo o político, o comportamento do colega do PEN é típico de quem chegou agora no Parlamento, e ainda não compreendeu a complexa dinâmica da Casa.

Jogo duplo  

Dermilson tem feito críticas abertas à Cidade, que estaria aparelhando a CCJR para conduzir a tramitação de matérias de interesses particulares. O deputado do PTN nega a manobra. 

Senha  

A Folha de S. Paulo registrou ontem que parlamentares definiram uma senha para cessar conversas potencialmente embaraçosas. Quando um colega envereda por um assunto espinhoso, o outro comenta: “É… Pauderney”.

Faz parte

O deputado federal Pauderney Avelino (DEM) diz que qualquer um em evidência está sujeito à exposição que o nome dele ganhou nos últimos meses.

Estranhamento  

Liberado pelo prefeito Artur Neto (PSDB) para subir o tom contra o governo, o deputado estadual Bi Garcia (PSDB) já demonstra desconforto com a nova postura assumida na ALE-AM.

Ser ou não ser  

“Não quero ser cavalheiro do apocalipse, falando só de notícias ruins”, comentou Bi no plenário da ALE-AM, na quarta-feira, 1º.

Bem melhor  

Parceiro de Bi Garcia nos rompantes de oposição a José Melo (Pros), o deputado estadual Bosco Saraiva (PSDB) diz que a promoção que o festival de Parintins dá ao governo é maior do que qualquer investimento em mídia positiva.

De Exu  

Os bandidos que arrombaram o prédio da OAB-AM deixaram no local um despacho. No arranjo, duas velas; sapato de criança; cachaça; roupas; doces; e um boneco encapuzado.

Recado  

No Facebook, o advogado Daniel Nogueira registrou que o crime se deu “exatamente” no momento em que a OAB-AM lança campanha de combate aos “coiotes”. “Se o objetivo foi nos intimidar, falharam miseravelmente”, escreveu Nogueira.