Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019
Sim & Não

Amazonas é destaque no Congresso


congresso-nacional-camara-senado_8347E0FA-56C2-4D88-945E-53CF821E5203.jpg
19/11/2019 às 07:48

Hoje o dia vai ser de homenagens ao Amazonas nas duas Casas Legislativas do Congresso Nacional. Às 10h, no Senado, será realizada uma Sessão Solene em homenagem aos 110 anos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Às 11h, logo ao lado, na Câmara dos Deputados, o Turismo e a Cultura amazonenses são o tema da Sessão Solene “O Amazonas para o mundo ver”, embalada a toadas e apresentações de itens dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

Presenças   No Senado, o reitor Sylvio Puga estará presente para receber a homenagem feita à Ufam. Na Câmara, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) representam o Estado durante a homenagem.

Proponentes   A proposta de homenagem à Ufam é de autoria do   senador Eduardo Braga. Já na Câmara dos Deputados, o Turismo e a Cultura do Amazonas serão homenagedos em virtude de propositura de autoria do deputado federal Alberto Neto (Republicanos).

Parabéns   Dentre as inúmeras felicitações e homenagens nas redes sociais ao ex-governador Amazonino Mendes, pela passagem de seus 80 anos, uma chamou a atenção: a de Marcos Martinelli, marqueteiro das duas últimas campanhas de Amazonino. 

Dedicação   Mesmo negando que seja pré-candidato à prefeitura, notícias dão conta de que Amazonino se encontrou com o marqueteiro gaúcho, em Manaus, no mês passado. À felicitação de Martinelli pelos “80 anos de estrada”, o perfil de Amazonino respondeu: “Obrigado, meu grande amigo, pelo carinho e dedicação! Grande abraço!”.

Referência   A Escola Municipal Waldir Garcia foi destaque nacional no jornal “Folha de S. Paulo” no fim de semana justamente por ter seguido o caminho inverso ao que é proposto atualmente pelo Governo Federal: trocou o modelo inspirado no sistema militar pelo modelo democrático e se tornou referência no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Parintins   O deputado estadual Saullo Vianna (Cidadania) formalizou ontem, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), um pedido de providências para a reabertura do porto de Parintins.

Cruzeiros   O porto de Parintins foi interdidato, na última sexta-feira, pela Marinha do Brasil, por intermédio do 9º Comando Naval. Segurança foi o motivo alegado pela Marinha. O parlamentar argumenta que Parintins está na temporada de cruzeiros, razão pela qual o órgão deve priorizar a reativação em caráter prioritário.

Inteligência   O deputado estadual Péricles Nascimeno (PSL) afirmou, no início da noite de ontem (18), que o lançamento do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Norte (CIISPR-Norte) em Manaus já tem data prevista: dia 10 de dezembro deste ano. O martelo foi batido em reunião entre o parlamentar e o Secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Louismar Bonates.
 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.