Sábado, 19 de Junho de 2021
Sim e Não

Amazonas em oitavo lugar em vacinação no País


vacina_ssp2_4BCF126C-438E-4326-9F5A-B0904F17F268.jpeg
08/05/2021 às 11:07

O Amazonas ocupa a oitava colocação no ranking de vacinação por Estados no Brasil, considerando a população adulta - que é o público-alvo da imunização O Estado tem a mesma porcentagem que o Paraná - 21,6% - mas fica atrás entre os vacinados em segunda dose: 11,3% do Amazonas contra 11,9% do Estado do Sul do País. No ranking que tem como referência a população total do Estado, o Amazonas é apenas o 15º em vacinação. Foram imunizados 14,6% dos habitantes do Estado. A média nacional é de 16,6%.

Dificuldades No início do processo de vacinação, por conta da gravidade do Amazonas, o Estado recebeu 5% a mais que outros Estados, mas isso não está se refletindo no ranking geral. Um dos motivos para isso, tendo como base os dados do vacinômetro da FVS-AM, é a dificuldade para vacinação de ribeirinhos. A fonte é o consórcio formado pelos veículos Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1.

Atlas... E 9 dos 10 indicadores do Atlas ODS Amazonas para o monitoramento da Covid-19 em Manaus e no Amazonas foram atualizados com os dados publicados pela Prefeitura de Manaus, e pela FVS/AM . A empresa InLoco disponilizou levantamentos de 26 de abril a 02 de maio de 2021.

...ODS A média dessa semana foi de 572 casos por dia e, pela segunda vez, ficou abaixo (10%) da 1ª semana de dezembro, ou seja, de antes da escalada da segunda onda da pandemia no estado. As internações com 26 registros diários, em média, na semana avaliada caíram 29% mantendo a tendência de declínio e, também, pela segunda vez, essa média ficou abaixo (10%) da 1ª semana de dezembro.

Pfizer As vacinas da Pfizer que chegaram no Amazonas no dia 29 de abril ainda não começaram a ser aplicadas. Segundo informações da juíza federal Jaiza Fraxe, publicadas no Twitter juntamente com relatórios, faltam seringas especiais para o imunizante e diluente. Ainda segundo Jaiza, as vacinas estão armazenadas adequadamente e em temperatura que poderão suportar até agosto deste ano.

Slogan... O slogan 'Vacina no Braço, Comida no Prato', repetido à exaustão pelo deputado Marcelo Ramos (PL-AM), agora virou música. O jingle, de pouco menos de um minuto, foi publicado pelo vice-presidente da Câmara dos Deputados ontem, nas redes sociais.

...virou hit O refrão é a frase que já se tornou conhecida na voz de Marcelo Ramos e que ganhou o apoio de outros colegas de parlamento. Marcelo costuma usar a frase ao defender que o remédio para economia e para a pandemia é o mesmo: a vacina.

Mito Em reunião na semana passada com o defensor público geral Ricardo Paiva, para tratar dos impactos da cheia em Manacapuru, o prefeito Beto D’Ângelo admitiu dificuldades na vacinação contra a Covid-19 e disse o motivo: “Existe muito mito em torno da vacina. Muita gente ainda resiste”.

Reforma... Nesta última quinta-feira, o Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, e o Presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), Alessandro Samartin de Gouveia, estiveram reunidos com o deputado federal Capitão Alberto Neto, para darem continuidade ao enfrentamento da reforma do Código de Processo Penal (CPP), em trâmite na Câmara Federal.

...do CPP O projeto do novo CPP diminui o poder investigatório do Ministério Público, reduz a atuação do promotor de Justiça à figura do acusador, superprotege o réu e penaliza a vítima em alguns dispositivos, apesar de diminuir o número de recursos, segundo o MP.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.