Publicidade
Sim & Não

Amazonas está na lista de cidades com alto risco para a poliomielite

01/07/2018 às 20:25 - Atualizado em 02/07/2018 às 09:05
Show 22

O Ministério da Saúde anunciou que 312 cidades do País, onde a cobertura vacinal não chega a 50%, têm alto risco de retorno da poliomielite. No Amazonas, 17 municípios estão nessa situação, se considerados os dados mais recentes divulgados pela pasta, que são de outubro de 2016. A pior situação é de Itamarati, onde segundo os dados do MS apenas 10,1% da população tinha sido vacinada. Também aparecem em situação de alto risco cidades como Manacapuru e Parintins.

Tá baixa

A cobertura vacinal para polio em Manaus, segundo o relatório de 2016, era de 87,1%. O porcentual é considerado “baixo” pelo Ministério da Saúde. Apenas 7 cidades do AM tiveram, então, a classificação de cobertura “adequada”, ficando acima da meta de 95%.

Alerta

O Ministério da Saúde reuniu secretários estaduais e municipais semana passada para alertar sobre o risco do retorno da polio ao País, que desde 1990 está livre da doença.  “É uma situação gravíssima”, disse Carla Domingues, do Programa Nac. de Imunização.

E o jambu?

A polêmica em torno da patente do jambu feita nos EUA e que atrapalhou pesquisas na Universidade Federal do Amazonas ganhou espaço na pré-campanha para a Presidência da República. Guilherme Boulos, do Psol, tuitou sobre o caso, pedindo que o Brasil não reconheça o registro norte-americano.

Eterna fake

O Tribunal Superior Eleitoral está, mais uma vez, fazendo um “esforço intensivo” para esclarecer que votos inválidos, brancos e nulos não suspendem a eleição. As mídias sociais, onde viralizam textos dizendo o contrário disso, serão alvo de campanha.

Energia

O Instituto de Proteção Ambiental do AM (Ipaam) comemorou em junho 33 licenças de operação para novas usinas de energia elétrica, dadas a vencedoras do leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica de 2016.

Energia 2

As novas usinas estão sendo instaladas em 32 municípios e 86 comunidades rurais e indígenas. E, melhor ainda, substituem o óleo diesel pelo biodiesel, a partir do óleo de dendê produzido no interior, ou o gás natural, como é o caso do município de Coari.

Segurança

Com fluxo diário de mais de 20 mil pessoas, a avenida Autaz Mirim ganhou reforço no policiamento com a inauguração do primeiro Posto Avançado da PM na região. Hoje o maior corredor comercial da Zona Leste, a avenida fica no bairro São José, onde o posto vai funcionar das 8h às 22h.

Na rota

Manaus está na rota da primeira visita oficial que a princesa Mako, do Japão, fará ao Brasil. A chegada à cidade está prevista para o próximo dia 24, com partida dois dias depois. A viagem faz parte das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa ao País.

Zona Franca da Uva

Em análise pela Comissão de Integração Nacional da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 9045/17 cria no Sul do País uma  zona franca nos moldes da que opera em Manaus. Pelo projeto, os incentivos seriam restritos à cadeia de produção vitivinícola.

Desleal

Autor do projeto da Zona Franca do Vale dos Vinhedos, o deputado federal João Derly (Rede-RS) explica que os produtores da região reclamam da elevada tributação que sobrecarrega a cadeia vitivinícola e da concorrência desleal com o vinho importado.