Amazonas fica no 'top 10' da transparência

O Governo do Amazonas teve sua transparência classificada como boa no Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, lançado ontem (21) pela Transparência Internacional - Brasil. Com com 63,2 pontos o Amazonas é o estado com a 10ª pontuação mais alta entre os 26 estados e o Distrito Federal. Já a Prefeitura de Manaus não obteve o mesmo desempenho, ficando na 21º posição entre as capitais, com nível de transparência avaliado como ruim.
Embaixo Com 31,6 pontos, Manaus obteve a a 6ª pior pontuação dentre as capitais brasileiras no comparativo lançado ontem, que será atualizado regularmente com o objetivo de oferecer um instrumento adicional para que a sociedade, a imprensa e os próprios órgãos de controle monitorem as respostas do poder público ante à crise.
Escala A escala do ranking vai de zero a 100 pontos, na qual zero (péssimo) significa que o ente é avaliado como totalmente opaco e 100 (ótimo) indica que ele oferece alto grau de transparência.
Guia Os critérios de avaliação se basearam no guia de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19, que foi produzido de forma conjunta pela Transparência Internacional - Brasil e o Tribunal de Conta da União (TCU).
Agenda Direcionada aos parlamentares da bancada federal, a Agenda Legislativa da Indústria do Amazonas 2020 vai ser lançada hoje (22). O doumento é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) .
Agenda 2 A Agenda Legislativa da Indústria do Amazonas 2020 reúne assuntos estratégicos em prol da constante defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) e estará disponível, na íntegra, nos sites: www.fieam.org.br e www.cieam.com.br .
Autoritário A postura autoritária do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE–AM), Josué Neto (PRTB) foi questionada na sessão virtual de ontem (21) pela deputada Alessandra Campêlo (MDB), vice-presidente da Casa.
Denúncia De acordo com Alessandra, o presidente conduz os trabalhos de forma autoritária e desrespeita o regimento interno, além das constituições Estadual e Federal. A deputada afirmou que vai denunciar Josué Neto em todos os órgãos possíveis, por considerar desrespeitoso o tratamento dado por ele à bancada feminina.
Pauini O Ministério Público Federal apresentou ação de improbidade administrativa contra a prefeita de Pauini, Eliana de Oliveira Amorim, por não prestar contas de recursos federais destinados à educação no município. A conduta da prefeita causou dano de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos.
Consumidor A Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) disponibilizou um novo canal de comunicação que funcionará em tempo real para denúncias da população: o Comdec-Denúncias. As reclamações podem ser realizadas pelo no WhatsApp (92) 99263-3587 ouno e-mail: comdec@cmm.am.gov.br.