Sábado, 06 de Junho de 2020
Sim & Não

Amazonas fica no 'top 10' da transparência


show_MANAUS_CHICO-BATATA-DIVULGACAO_6203ACC9-2A97-4925-8AF6-5268E7B62992.jpg
22/05/2020 às 08:41

 O Governo do Amazonas teve sua transparência classificada como boa no Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, lançado ontem (21) pela Transparência Internacional - Brasil. Com com 63,2 pontos o Amazonas é o estado com a 10ª pontuação mais alta entre os 26 estados e o Distrito Federal.   Já a Prefeitura de Manaus não obteve o mesmo desempenho, ficando na 21º posição entre as capitais, com nível de transparência avaliado como ruim. 
Embaixo   Com 31,6 pontos, Manaus obteve a a 6ª pior pontuação dentre as capitais brasileiras no comparativo lançado ontem, que será atualizado regularmente com o objetivo de  oferecer um instrumento adicional para que a sociedade, a imprensa e os próprios órgãos de controle monitorem as respostas do poder público ante à crise. 

Escala   A escala do ranking vai de zero a 100 pontos, na qual zero (péssimo) significa que o ente é avaliado como totalmente opaco e 100 (ótimo) indica que ele oferece alto grau de transparência. 

Guia    Os critérios de avaliação  se basearam no guia de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19,    que foi produzido de forma conjunta pela Transparência Internacional - Brasil e o Tribunal de Conta da União (TCU).

Agenda   Direcionada aos parlamentares da bancada federal,  a Agenda Legislativa da Indústria do Amazonas 2020 vai ser lançada hoje (22). O doumento é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) .

Agenda 2   A Agenda Legislativa da Indústria do Amazonas 2020 reúne assuntos estratégicos em prol da constante defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) e  estará disponível, na íntegra, nos sites: www.fieam.org.br e www.cieam.com.br .

Autoritário   A postura autoritária do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE–AM), Josué Neto (PRTB)  foi questionada na sessão virtual de ontem (21) pela deputada Alessandra Campêlo (MDB), vice-presidente da Casa.

Denúncia   De acordo com Alessandra, o presidente conduz os trabalhos de forma autoritária e desrespeita o regimento interno, além das constituições Estadual e Federal. A deputada afirmou que vai denunciar Josué Neto em todos os órgãos possíveis, por considerar desrespeitoso o tratamento dado por ele à bancada feminina.

Pauini   O Ministério Público Federal apresentou ação de improbidade administrativa contra a prefeita de Pauini,  Eliana de Oliveira Amorim, por não prestar contas de recursos federais destinados à educação no município. A conduta da prefeita causou dano de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos.

Consumidor   A Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) disponibilizou um novo canal de comunicação que funcionará em tempo real para denúncias da população: o Comdec-Denúncias. As reclamações podem ser realizadas pelo no WhatsApp (92) 99263-3587 ouno e-mail: comdec@cmm.am.gov.br.   


 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.