Sábado, 19 de Junho de 2021
Sim e Não

Amazonas recebe alerta da Fiocruz


show_WhatsApp_Image_2021-05-09_at_18.31.45_E33592B4-276F-4D61-B44A-A9EA4E8C9DB8.jpeg
15/05/2021 às 02:05

O  diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Cristiano Fernandes, confirmou que recebeu alerta da Fundação Oswaldo Cruz  sobre tendência  de crescimento no número de casos e mortes por Covid-19 no Amazonas, além de aumento em  casos de  Síndrome Respiratória Agudas Graves (SRAG). A previsão foi baseada no  Boletim InfoGripe. “A gente tem observado, principalmente na capital, festas clandestinas, onde as pessoas insistem em não cumprir as regras”,  disse, justificando o aumento.

Crescimento   Dois dos 27 estados apresentam sinal de crescimento na tendência de casos de SRAG a longo prazo até a semana 18 (entre 2 e 5 de maio): Amazonas e Maranhão; e outros 2 apresentam sinal de crescimento na tendência de curto prazo: Mato Grosso do Sul e Tocantins. Dentre os demais estados, 16 apresentam sinal de queda na tendência de longo prazo.

Rebatendo...   A ex-secretária municipal de Educação e professora da Universidade Federal do Amazonas, Kátia Schweickardt, rebateu carta assinada por 49 pessoas contra sua indicação ao cargo de pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progesp) da Ufam.

...críticas    Em nota, Katia esclarece que não fugiu de debate sobre sua gestão na Semed, mesmo porque “não recebeu convite para tal”. “O que fizeram foi um ato deliberado de difamação e ataques por meio de redes sociais, das quais nem faço parte”, ressalta ela. 

A carta   Ainda na sexta-feira, horas antes, um grupo  divulgou carta endereçada ao reitor e vice-reitora eleitos da Ufam, Sylvio Puga e Therezinha Fraxe, acusando Kátia de usar a “tática da criminalização para quem faz denúncias contra a privatização”.

Novo milionário  Uma aposta de Manaus levou na noite de quinta-feira o prêmio principal da Lotafácil. Concurso 2229, cujo prêmio é de R$ 1.098.450,21 (Um milhão, 98 mil, quatrocentos e cinquenta reais e 21 centavos). Os 15 números sorteados foram 01 - 02 - 03 - 04 - 07 - 08 - 09 - 10 - 14 - 17 - 19 - 20 - 23 - 24 - 25.

Professores...   O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou  que a imunização dos professores da rede pública de ensino do Amazonas terá início na próxima segunda-feira. A vacinação será feita inicialmente na região metropolitana da capital amazonense, com prioridade para os municípios do interior e depois para Manaus.

...vacinados  O anúncio da imunização aconteceu na mesma live em que o governador anunciou o retorno presencial das aulas da rede pública nas escolas do interior para dois dias depois, na quarta-feira, o que justificaria a prioridade da vacina para os professores dos municípios vizinhos a Manaus.

Mudança... Defensor ferrenho do ex-governador Amazonino Mendes, o deputado estadual Dermilson Chagas estuda sair do Podemos após desentendimento com Wilker Barreto, que estaria de olho na liderança do partido na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

...de partido   Fontes da coluna afirmaram que Chagas tem se encontrado, comumente,  com o senador Eduardo Braga, do MDB, e que estaria avaliando a possibilidade de preencher ficha para se filiar ao partido.Na última semana, Dermilson acompanhou Braga em uma  reinauguração de hospital e visitou obras em Manaquiri. 

Vandalismo  Um outdoor de apoio à candidatura de Lula à Presidência da República, na Avenida André Araújo, foi alvo de vândalos. A placa tem os seguintes dizeres: “#ForaBolsonaro Os trabalhadores do Amazonas querem Lula Presidente”.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.