Publicidade
Sim & Não

Amazonas: 6,5 mil medidas protetivas para mulheres ameaçadas

09/03/2019 às 10:20 - Atualizado em 09/03/2019 às 11:12
Show show zcid09liv01 p01 e727853a 87b2 408d 9919 bcb3721948a6

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) concedeu, em 2018, 6.501 medidas protetivas para mulheres ameaçadas no Estado. O dado consta em um relatório divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Os números fazem parte de um universo de 339.216 medidas semelhantes concedidas por tribunais em todo País, no ano passado. Entre 2017 e 2018, decisões do tipo cresceram 51% no Amazonas. 

Volume

No ano passado, os casos de violência doméstica pendentes de julgamento do TJ-AM somavam 19.252. Em se tratando de feminicídio, o número reduziu: somou 522 em 2017 e 44 em 2018.

Recomeço 1

A Seinfra informou ontem que as obras de recuperação das ruas do município de Barcelos foram retomadas esta semana depois que a pasta identificou um “descompasso” entre o cronograma físico e financeiro previsto e o efetivamente executado. Curiosamente, a  empresa responsável pelos serviços se chama “Compasso”.

Recomeço 2

Como informou o SIM&NÃO, na edição do dia 1º de março, o vice-prefeito de Barcelos, Jorge Silva de Souza, foi ao Ministério Público Estadual (MPE-AM) denunciar que, “após ter recebido quase todo o valor da obra”, a empresa Compasso Construções havia abandonado as obras. Uma semana após a revelação, os serviços foram retomados.

Fechado

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) e a Ageman firmaram um termo de cooperação técnica para atestar que os serviços públicos bancados pelo contribuinte realmente estão sendo prestados com a qualidade exigida em contrato.

Lupa

A expertise do Ipem-AM vai ajudar a Arsam a aferir, por exemplo, a qualidade dos hidrômetros da Águas de Manaus, a luminosidade dos Led’s instalados pela Manaus Luz e o funcionamento da bilhetagem eletrônica no transporte coletivo. 

Programação 1

O PSL promove hoje uma reunião com  mulheres filiadas ao partido, no Quality Hotel, às 9h. Entre os temas estão projetos para a Eleição 2020. 

Programação 2

“Mulheres no Poder - Educação como Ponto de Partida” é o tema das palestras gratuitas que serão oferecidas pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/AM) no dia 18 de março, das 8h às 12h, no auditório do TRE-AM. As inscrições vão até o dia 15 e devem ser feitas por meio do site do TRE-AM. 

Reconhecimento

Dez mulheres amazonenses receberam ontem homenagem da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil. 

Merecido

Entre as homenageadas com o diploma “Mulheres que Fazem a Diferença” estão a professora Nelly Falcão, a capitã Joyce de Souza, primeira mulher pilotar o maior avião militar de transporte, a vice da OAB/AM, Grace Benayon Zamperlini, e a presidente do Sindicato dos Jornalistas, Dora Tupinambá. 

Habilitação

O médico amazonense George Monteiro Lins de Albuquerque recebe neste fim de semana, em Bogotá, a Certificação em Cirurgia Robótica da norte-americana Intuitive Surgical. Formado em Uro-Oncologia, ele é o primeiro profissional do Estado a receber a certificação.