Publicidade
Sim & Não

Amazonino assume papel de 'bombeiro'

08/03/2018 às 21:40
Show amazonino

A reunião convocada pelo governador Amazonino Mendes no Palácio da Compensa, ontem, com representantes da PM e do Corpo de Bombeiros, teve como propósito, além de debelar a greve ensaiada pela categoria, apagar o “incêndio” causado por declarações do secretário de Segurança, Bosco Saraiva. O clima de animosidade já era grande e chegou ao último grau quando os militares foram taxados de “rabo do cachorro” por Bosco. Amazonino tirou lenhas da fogueira, afagou a categoria e ganhou tempo.

‘Sem mágoa’ O presidente da ALE/AM parecia mesmo ansioso para sair do PSD. Um dia após a abertura da janela partidária, o deputado estadual David Almeida anunciou a desfiliação da legenda, “sem mágoa e sem rancor”.

Ironia No ano passado, David travou uma queda-de-braço com o senador Omar Aziz, líder do PSD, para não apoiar Amazonino Mendes (PDT) na eleição suplementar. Ele chegou a provocar Amazonino, dizendo que não receberia ordem de quem estava “deitado na rede”.

Perspicácia À época, Amazonino devolveu. “É um conselho que dou de dentro da rede. Ele (David) precisa agir como magistrado e parar de brincar de líder político”.

Ousado Pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, João Amoedo não fugiu ao tema da reforma da previdência e disse que ela precisa, sim, ser feita. “É uma questão matemática”, afirmou. “As contas não fecham”, disse.

Evolução Amoedo considerou a reforma trabalhista um avanço. “Na reforma trabalhista, eu defendo que os empregados e empregadores tenham mais liberdade para decidir. O mundo está mudando. A tecnologia está aí”, comentou.

Agora vai?  De novo, o nome do deputado federal licenciado Arthur Bisneto circula como potencial candidato a vice em aliança a ser formada pelo PSDB na eleição do governo.

Exposição Por ora, o fato é que a agenda da Prefeitura de Manaus passou a ser protagonizada por Arthur Bisneto, que é chefe da Casa Civil mas, até então, não mostrava a que veio.

Bendita A deputada federal Conceição Sampaio (PP), única representante feminina do Amazonas na Câmara Federal, aproveitou a celebração do Dia Internacional da Mulher para destacar projetos e recursos destinados ao combate à violência contra elas. 

Atuação Conceição é relatora do projeto de lei n° 7.414/17, que obriga administradores de bares, casas de shows, restaurantes e estabelecimentos similares a fixarem avisos com orientações a mulheres em situação de risco. Ela também relata a proposta que altera o artigo 20 da lei n° 11.340/2006, no qual visa acelerar a investigação de crimes praticados contra a mulher.

Iniciativa O deputado federal Gedeão Amorim (MDB) pediu análise de sua equipe jurídica para um projeto de lei que revê o repasse de recursos aos estados com maior índice de crimes contra a população feminina.

Foco A ideia dele é melhorar a estrutura de prevenção de crimes nos locais onde mulheres são as maiores vítimas. Segundo o Atlas da Violência de 2017, o Amazonas teve um aumento de 139,6% nos registros de mortes de mulheres em dez anos.