Publicidade
Sim & Não

Amazonino ‘entrevista’ secretários

26/09/2017 às 21:46
Show amazonino 123

Antes de anunciar os nomes que irão compor o staff do Executivo Estadual, o governador eleito Amazonino Mendes (PDT) decidiu, ele próprio, entrevistar secretariáveis para saber o quanto cada um está disposto a encarar o desafio do novo governo. Os encontros estão ocorrendo na casa de Amazonino, na Ponta Negra. A data do anúncio do secretariado ainda não foi definida, mas a cautela tem um motivo: evitar eventuais polêmicas em torno dos nomes antes da posse.

Remorso   “A Assembleia  perdeu sua capacidade de investimento em recursos humanos a partir do momento em que abriu mão de fatias de seu orçamento em favor de outras instituições”. A declaração é do deputado Belarmino Lins (Pros), ao defender, ontem, benefícios aos servidores da ALE/AM na mesma proporção da elevação salarial que o TCE/AM quer dar aos seus.

Altruísmo Há quatro anos, o Legislativo Estadual abriu mão de 0,2% do seu orçamento em favor do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM). À época, o governo do Estado também remanejou outros 0,2% para o duodécimo da instituição. O único a votar contra foi o deputado Luiz Castro.

Prenúncio  O prefeito Artur Neto (PSDB) afirmou ontem que brevemente o vice-prefeito Marcos Rotta (PSDB) irá “progredir de regime” por “mérito” e não por “titularidade” “Chega de vice”, disse ele.  A declaração foi dada durante apresentação em que o tucano chamou de “conspiração” ato de professores sobre os gastos do Fundeb.

Jogada Conforme a coluna revelou, na semana passada, Artur está preparando terreno para disputar o governo do Estado em 2018, mas finge ser pré-candidato à Presidência.

Prioridade  De volta à Câmara Federal, o deputado Carlos Souza (PSDB) elegeu a área da saúde como  pauta do seu mandato. O parlamentar irá  propor esta semana aos colegas de plenário um “pacto pela vida”, sugerindo que todos os deputados repassem 70% do valor das suas emendas individuais para a Saúde.

Desastre De acordo com Carlos Souza, a ideia surgiu após reportagens publicadas em A CRÍTICA, que escancaram o caos na Saúde do Estado. No último domingo, o jornal mostrou que 52 mil pessoas aguardam por consultas no AM.

Benefício 1 Disposto a dar agilidade à tramitação do projeto que unifica em 12% a alíquota do ICMS incidente sobre o querosene de aviação (PRS 55/2015), o senador Eduardo Braga (PMDB) negocia com representantes das companhias aéreas contrapartidas que beneficiem os passageiros.

Benefício 2 Uma delas é justamente a ampliação do número de voos para todo o Brasil, especialmente para o interior do Amazonas.

Exposição  A liberação de diárias a servidores da Secretaria de Comunicação Social mostra o quanto o governo interino investe, até o último minuto,  em viagens ao interior e na divulgação de ações. 

Territórios   Autorizações de viagens, publicadas no Diário Oficial do Estado, mostram por onde a equipe de comunicação do Estado passou entre 25 de agosto e 7 de setembro: Tonantins, Itacoatiara, Iranduba, Apuí, Autazes.