Publicidade
Sim & Não

Amazonino pronto para a campanha

27/05/2017 às 14:44 - Atualizado em 27/05/2017 às 14:48
Show lima

O resultado dos últimos exames médicos realizados em São Paulo era o que faltava para Amazonino Mendes (PDT) decidir pela candidatura ao governo do Estado na eleição suplementar deste ano. Com os laudos em mãos, agora o ex-governador se diz disposto e pronto para a “batalha”.  Em clima de empolgação com a candidatura, o PDT delegou a Amazonino “plenos poderes” para definir os rumos da legenda na campanha. A partir de agora, ele avalia quem será o vice ideal.

Embaraço

A candidatura de Amazonino era tudo o que o senador Eduardo Braga (PMDB) não queria. Na corrida pelo cargo de governador, o parlamentar tenta usar a mesma estratégia de Artur Neto (PSDB) na campanha à Prefeitura de Manaus. Quer formar uma aliança que lhe dê um vice de peso e ao mesmo tempo anule um concorrente forte.

Planos

Neste caso, Braga tenta anular a candidatura do ex-deputado estadual Marcelo Ramos, que em três pesquisas recentes surge como o candidato que o derrotaria em um provável segundo turno. A informação nos bastidores é que o senador se esforça para cooptar Alfredo Nascimento como vice. A estratégia faria a candidatura de Marcelo naufragar de vez.

Condão

Líder do PR, o deputado federal Alfredo Nascimento tem nas mãos o poder de liberar, ou não, a candidatura de Marcelo. Enquanto a decisão final não chega, o ex-deputado estadual segue visitando o interior do Estado em clima de pré-campanha. 

Xadrez 

Um cenário em que Amazonino Mendes seja o candidato ao governo e Marcelo Ramos o vice, numa possível chapa PDT e PR, também incomoda os planos de Eduardo Braga, mas não agrada Marcelo, que não vislumbra ser candidato a vice-governador em nenhuma das hipóteses.

Imagem

O presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS), que oficializou neste fim de semana sua candidatura ao governo do Estado, vai se apresentar ao eleitorado como o “novo” entre os candidatos. “A política precisa de opções”, afirmou ele, que conta com o apoio do PV, PRP e PSL. 

Estratégia 

O Partido dos Trabalhadores no Amazonas também já se articula para montar comitês eleitorais no interior do Estado com o objetivo de dar apoio à campanha de José Ricardo Wendling ao governo. Desta vez, mais do que nunca o PT partirá unido em uma eleição majoritária. Tem o apoio de 30 mil filiados e ainda quer agregar a maioria dos movimentos sociais.

Radical 

O governador David Almeida (PSD) decidiu dar exemplo no que se refere à economia do dinheiro público. Fará, na quarta-feira que vem, sua primeira viagem oficial na função de chefe do Executivo. Dispensou a aeronave do governo e irá à Brasília em voo de carreira.  Ele decidiu reduzir os gastos da Casa Militar com o fretamento de aeronaves.

Blindagem 

Sabe-se lá por quais motivos, o conselheiro Júlio Pinheiro decretou o ‘embargo de gaveta’ nas contas do ex-presidente da ALE/AM, deputado Ricardo Nicolau (PSD), do exercício 2012. Até o sucessor de Nicolau já teve as contas apreciadas. Ele não. 

Fight 

O deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB) faz lobby junto à EBC para que as lutas de MMA sejam transmitidas pela TV Brasil.