Publicidade
Sim & Não

Amazonino vai a encontro com Temer

27/02/2018 às 20:29
Show amazonino

O governador Amazonino Mendes (PDT) participa nesta quinta-feira (1°) de um  encontro com o presidente Michel Temer para tratar, junto com os demais chefes dos Estados, da crise na segurança pública brasileira. A tônica da reunião se dará sobre os efeitos da intervenção no Rio de Janeiro, o domínio das facções nos presídios e o controle das fronteiras, tema sobre o qual o Amazonas tem o maior interesse, já que é rota da produção de drogas na Colômbia, Peru e Venezuela.

Check-up Ontem, Amazonino Mendes esteve  no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para se submeter a uma bateria de exames. Auxiliares do governador dizem que ele está “super bem de saúde”.

Atraso  Conforme apurou a coluna, a avaliação médica feita ontem por Amazonino deveria ter sido realizada em dezembro, mas não ocorreu por incompatibilidade de agenda.

Praxe Em ano eleitoral, é muito comum que pré-candidatos busquem fazer check-up logo no início do ano. Campanha eleitoral é mesmo intensa.

Atalho Enquanto os grupos ligados ao governador Amazonino Mendes e ao senador Omar Aziz (PSD) assistem ao racha entre os caciques, partidos de esquerda avançam em conversas reservadas e caminham para um entendimento.

Aliança PSB, PCdoB e PT nunca estiveram tão próximos de selar um acordo pré-eleitoral de modo a se antecipar à disputa. O grupo deve receber o apoio do PP de Rebecca Garcia e do Podemos. Se for confirmado como candidato ao governo pelo PSB, o deputado David Almeida sonha em ter Rebecca como vice.

Pacto Informação obtida pela coluna dá conta de que Rebecca e o pai, Francisco Garcia, afirmaram a David Almeida que a união entre eles está mantida para 2018. No ano passado, na eleição suplementar para o governo do Estado, Rebecca entrou na disputa com o apoio de David, atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM).

Xadrez Nas próximas semanas, as discussões entre os partidos de esquerda, como em qualquer grupo que está se alinhando com foco na eleição de outubro, estarão centradas no encaixe das candidaturas.

Padrinhos A senadora Vanessa Grazziotin, por exemplo, já disse que será candidata à reeleição. Tem a garantia do apoio da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e do ex-presidente Lula. A questão é: no grupo em formação, quem ficaria com a segunda vaga para a disputa ao Senado e como se daria a participação do PT?

Urgente O prefeito de Maués Junior Leite, tem reunião emergencial agendada  hoje com o secretário de Segurança Pública Bosco Saraiva. O tema principal será o aumento do efetivo da polícia militar.

Preocupação Com uma população de 62 mil habitantes, Maués conta atualmente com pouco mais de dez policiais militares para preservar a ordem pública. No início da semana, Prefeitura, MP e o Poder Judiciário local se reuniram para debater medidas socioeducativas a fim de reduzir o aumento da criminalidade.

Papelão Enquanto isso, a  ALE/AM segue zombando da falta de efetivo policial nos municípios e não devolve os PMs excedentes na Casa.